Bilionários criam movimento pedindo impostos sobre suas riquezas; como isso funciona?

Em meio a uma das maiores crises da história, ricos fazem apelo para reajustar os valores dos impostos. Nessa semana, uma reunião de ministros das Finanças do G20 e de uma cúpula europeia extraordinária, recebeu uma carta solicitando um aumento tributário para pessoas com grandes fortunas. 

Bilionários criam movimento pedindo impostos sobre suas riquezas; como isso funciona? (Imagem: Reprodução - Google)
Bilionários criam movimento pedindo impostos sobre suas riquezas; como isso funciona? (Foto: Patrick T. Fallon / Bloomberg)

O texto contou com a assinatura de mais de 80 bilionários, que desejavam se voluntariar para minimizar os impactos do novo coronavírus pelo mundo.  

A carta aberta solicitava que os governadores e demais gestores passassem a cobrar mais caro pelos impostos para pessoas que tinham grandes fortunas. Segundo os representantes, a iniciativa teria como finalidade ajudar na crise econômica mundial do covid-19 e deverá ser analisada em breve.  

Entre os signatários, estavam o cofundador de sorvetes Ben e Jerry’sJerry Greenfield, o roteirista britânico Richard Curtis e a herdeira do império Disney, Abigail Disney, junto com mais 80 empreendedores e criadores americanos. 

“Não, não somos nós que cuidamos dos doentes nas salas de terapia intensiva. Não somos nós que dirigimos as ambulâncias (…) não estamos reabastecendo as prateleiras dos supermercados, ou entregando comida de porta em porta, mas temos dinheiro, muito dinheiro. Dinheiro que é desesperadamente necessário agora e continuará sendo necessário nos próximos anos, enquanto nosso mundo se recupera dessa crise“, escreveram.  

O texto também está disponível na internet e solicita a assinatura dos usuários para reforçar o pedido. O grupo, intitulado como “Milionários pela Humanidade“, afirmam ter um papel essencial para ajudar a financiar a recuperação da economia mundial.  

Elevação dos impostos  

Em algumas regiões do globo, os impostos já estão sendo reajustados. No Reino Unido, por exemplo, o Instituto de Estudos Fiscais mostrou que se os tributos fossem aumentados para os ricos, haveria uma retomada econômica mais eficaz.  

Já na Espanha, o ministro Pedro Sánchez, informou que o governo está avaliando atualizar a tabela de cobranças não só para as pessoas com maior poder aquisitivo.  

No Brasil, até o momento o ministro Paulo Guedes não aplicou alterações. No entanto, também mencionou que deseja fazer uma reforma tributária, mesmo antes da chegada da pandemia do novo coronavírus 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.