Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários

Nessa semana, usuários da Netflix relataram que tiveram seus dados roubados mediante a uma solicitação de atualização de cadastro. A ação consiste em um e-mail em nome da marca, onde o cliente precisa informar os dados de seu cartão de crédito. Todos os números e demais informes são repassados para uma quadrilha que utiliza a documentação para a realização de compras e serviços de clonagem

Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução – Google)

Por meio de um e-mail com a marca da Netflix, os golpistas estão enviando um link onde o usuário deve preencher um formulário. Essa página nada mais é do que um endereço fake onde os informes repassados são endereçados para um banco de dados clandestinos.  

De acordo com o texto do e-mail, o serviço da Netflix está com um problema de pagamento e por isso pede para que o cliente atualize o número de seu cartão. Até o momento, já foram detectadas mais de 6 mil vítimas.  

Alerta contra golpes  

Empresa de segurança digital, a PSafe está atuando para controle o número de fraudes. De acordo com Emilio Simoni, diretor da PSafe, os dados dos usuários deverão ser utilizados para a criação de novos documentos, falsidade ideológica e serviços de compras.  

– Aqueles que fornecem suas informações pessoais e dados de cartão de crédito estão transmitindo aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias – reforçou. 

Ele ressalta que, as abordagens estão sendo feitas exclusivamente por e-mail para clientes fora do país. Até o momento, a Netflix ainda não se pronunciou a respeito.  

Saiba como evitar fraudes 

Mediante os riscos em circulação, especialistas recomendam a fiscalização e aplicação de algumas medidas de segurança para evitar os golpes.

No caso de pessoas com cartões cadastrados em plataformas, é necessário fazer a atualização dos mesmos exclusivamente pelas ferramentas como sites ou aplicativos.  

Antes de repassar os dados do cartão, informe-se com a marca se não há uma atualização recente já em validação. Evite também fazer o cadastro ou login em telas que não apresentem um programa de antivírus, normalmente os sites de fraude são detectados por eles. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.