Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários

Nessa semana, usuários da Netflix relataram que tiveram seus dados roubados mediante a uma solicitação de atualização de cadastro. A ação consiste em um e-mail em nome da marca, onde o cliente precisa informar os dados de seu cartão de crédito. Todos os números e demais informes são repassados para uma quadrilha que utiliza a documentação para a realização de compras e serviços de clonagem

Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução – Google)

Por meio de um e-mail com a marca da Netflix, os golpistas estão enviando um link onde o usuário deve preencher um formulário. Essa página nada mais é do que um endereço fake onde os informes repassados são endereçados para um banco de dados clandestinos.  

De acordo com o texto do e-mail, o serviço da Netflix está com um problema de pagamento e por isso pede para que o cliente atualize o número de seu cartão. Até o momento, já foram detectadas mais de 6 mil vítimas.  

Alerta contra golpes  

Empresa de segurança digital, a PSafe está atuando para controle o número de fraudes. De acordo com Emilio Simoni, diretor da PSafe, os dados dos usuários deverão ser utilizados para a criação de novos documentos, falsidade ideológica e serviços de compras.  

– Aqueles que fornecem suas informações pessoais e dados de cartão de crédito estão transmitindo aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias – reforçou. 

Ele ressalta que, as abordagens estão sendo feitas exclusivamente por e-mail para clientes fora do país. Até o momento, a Netflix ainda não se pronunciou a respeito.  

Saiba como evitar fraudes 

Mediante os riscos em circulação, especialistas recomendam a fiscalização e aplicação de algumas medidas de segurança para evitar os golpes.

No caso de pessoas com cartões cadastrados em plataformas, é necessário fazer a atualização dos mesmos exclusivamente pelas ferramentas como sites ou aplicativos.  

Antes de repassar os dados do cartão, informe-se com a marca se não há uma atualização recente já em validação. Evite também fazer o cadastro ou login em telas que não apresentem um programa de antivírus, normalmente os sites de fraude são detectados por eles. 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.