O governo liberou o auxílio emergencial de R$600 aos poucos e por conta disso, a quantidade de parcelas que ainda serão pagas para os beneficiários variam conforme o lote em que o seu benefício foi liberado.
Para poder receber o auxílio, a Dataprev analisa o cadastro e informa para a Caixa quais são os brasileiros aptos para receber o dinheiro.
A cada lote, o calendário é feito para a realização dos pagamentos. Alguns beneficiários já receberam as três parcelas, mas há alguns que ainda estão na primeira.
Os lotes de aprovados no mês de abril, que foi o primeiro lote, já receberam a terceira parcela na sua conta da Caixa entre os dias 27 de junho e 4 de julho.
Apesar disso, o governo ainda vai fazer o pagamento de mais duas parcelas, porém ainda não já divulgou a data.
Os aprovados no mês de junho que tiveram o seu depósito da primeira nas últimas semanas, ainda vão receber mais 4 parcelas do auxílio. Ao todo o governo vai fazer o pagamento de 5 parcelas para os beneficiários do auxílio.
O pagamento funciona em dois calendários diferentes. Primeiro, o auxílio é depositado na poupança digital, nessa etapa o dinheiro só pode ser usado pelos beneficiários para fazer o pagamento de boletos e compras online no aplicativo Caixa TEM.
Num segundo calendário, o dinheiro é liberado para que possa ser sacado ou transferido, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.
Cartão de Débito Virtual
A Caixa informou que é possível utilizar o cartão de débito virtual para movimentar o dinheiro do FGTS e do auxílio emergencial.
Com ele é possível realizar a compra pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz.
Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa tem. Após acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.
É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.
Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.