Pagar o IPVA 2020 é uma das preocupações dos proprietários de veículos. Com a pandemia, as coisas ficam ainda mais difíceis, pois todos os procedimentos precisam ser feitos de forma online. Para facilitar a vida dos condutores, saiba que é possível ter acesso ao boleto por meio da internet. Isso inclui aqueles que precisam da 2ª via.
O boleto pode ser reemitido por meio do site ou aplicativo do Detran. É preciso se atentar e acessar o site correto, pois vale lembrar que cada estado tem um layout diferente do portal.
Existe a opção, também, de reimprimir o boleto através do site da Secretaria da Fazenda, indo na aba cidadão e clicando em IPVA.
Vale ressaltar que a forma de pagar também varia de estado para estado, e por aqui vamos mostrar o passo a passo de São Paulo.
Passo a passo para emissão do boleto do IPVA 2020
- O primeiro passo é acessar o site oficial do Sefaz. Lembre-se de estar com os documentos do veículo em mãos;
- Em seguida, escolha a opção ‘IPVA’ no menu direito da tela;
- No terceiro passo, selecione a opção ‘Consulta de Débitos Vinculados ao Veículo’;
- A seguir, preencha com atenção os campos solicitados;
- Por fim clique em ‘Consultar’.
- Os dados do carro informado aparecerão na tela e o usuário pode clicar em ‘imprimir boleto’.
Lembrando que o processo do pagamento também pode ser realizado de forma online, através do internet banking de sua agência.
O boleto é aceito em diversas redes bancárias, entre elas estão:
- Bancos Banrisul;
- Bradesco;
- Santander;
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica ou Lotéricas.
Fique atento ao calendário de seu estado, pois cada um tem sua regra e seus prazos específicos. Além disso, em cada localidade, existe uma regra para isenção do IPVA.
Para baixar o aplicativo do Detran, o usuário precisa acessar a Google Play Store ou Apple Store e fazer o download de forma gratuita. O app está disponível para usuários Android e Appe (iOS).
Lembrando que não há previsão de retorno das unidades do Detran para atendimento presencial.