IPTU 2020 DF tem vencimentos marcados para próxima semana; confira calendário

A terceira cota do IPTU 2020 (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano) começa a ser cobrado na próxima semana no Distrito Federal. As datas de vencimento foram organizadas com base no digito verificador da inscrição do imóvel que consta no Cadastro Imobiliário Federal (CI/DF).

IPTU 2020 DF tem vencimentos marcados para próxima semana; confira calendário
IPTU 2020 DF tem vencimentos marcados para próxima semana; confira calendário (Imagem: FDR)

Confira o cronograma de pagamento do IPTU 2020 DF:

  • Final da inscrição no CI/DF for 1 ou 2, a data de vencimento é na segunda-feira (13);
  • Final 3 e 4 deve-se pagar até terça-feira (14);
  • Final 5 e 6 até quarta-feira (15);
  • Final for 7 e 8 o prazo vai até quinta-feira (16);
  • Final 9, 0 ou X o boleto vence na sexta-feira (17).

Os boletos do IPTU são enviados para os contribuintes através dos Correios, mas podem ser obtidos também pelo site da Secretaria da Economia, no aplicativo Economia DF ou pode ser quitado diretamente no Banco der Brasília (BRB). Para pagar diretamente é só informar o número de inscrição do imóvel.

A Taxa de Limpeza Pública é cobrada juntamente com o IPTU. O contribuinte que atrasar o pagamento do imposto, ainda pode ficar em dia com seu débito dentro do ano corrente, porém o valor terá o acréscimo de juros e multa.

O não pagamento pode levar o cidadão a ser inscrito na Dívida Ativa e ser cobrado pela justiça. Ainda será adicionado, neste caso, 10% de acréscimo no débito não pago.

Parcelamento

No DF, além do IPTU e TLP, é possível optar pelo parcelamento de alguns impostos em até 12x no cartão de crédito.

Também existe a opção de parcelar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos), o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e o ITCD (imposto de Herança e de Doação.

O parcelamento dos débitos no cartão de crédito é feito atualmente por três empresas privadas e pode ser diferente em cada uma delas. É importante que o cidadão realize uma simulação de preço em cada para analisar quem oferece melhores condições. Além disso, é preciso exigir o comprovante de pagamento para quitar o imposto.

As empresas que realizam o parcelamento são a Datalink, a Vamos Parcelar e a Zapay.

Para parcelar o IPTU/TLP e o IPVA:

Vamos Parcelarhttp://vamosparcelar.com.br/seec-df/

Zapayhttp://usezapay.com.br/cidades/brasilia

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.