O BCP é um benefício muito importante para milhões de brasileiros, mas muitos não sabem como ter acesso a ele durante a pandemia. Por isso, confira em nosso artigo, como solicitar.
O primeiro passo é o beneficiário efetuar o cadastramento seu e de sua família no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
É importante saber que as famílias já inscritas devem estar com o CadÚnico atualizado (máximo de 2 anos a última atualização) para fazer o requerimento no momento da análise do benefício.
Em seguida, é preciso fazer a solicitação através do Meu INSS. Esse pedido pode ser realizado pelo portal Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome.
Veja como:
- Acesse o Meu INSS;
- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;
- Depois, clique em “novo requerimento”, “atualizar”, atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “idoso” e selecione o serviço desejado;
- Caso seja imprescindível o atendimento presencial, o segurado será comunicado. Normalmente, isso ocorre quando é preciso apresentar algum documento;
- Lembre-se que para saber o resultado, o beneficiário pode acompanhar o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos;
Quem tem direito ao BCP?
O brasileiro que seja nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência fixa no Brasil. Além disso, a renda per capta deve ser de no máximo ¼ do salário mínimo atual.
Outro ponto é que o beneficiário deve se enquadrar nas condições abaixo:
- Ser idoso de idade igual ou superior a 65 anos, para homem ou mulher;
- Caso exista renda familiar, esta não poderá ser superior a 1/4 do salário mínimo em vigor por pessoa (incluindo o próprio requerente);
- Nacionalidade brasileira;
- Possuir residência fixa no país;
- Não estar recebendo outro tipo de benefício.
O Meu INSS pode ser baixado gratuitamente através da Google Play Store e Apple Store. O app está disponível de forma gratuita para usuários Android e iOS (Iphone).
Em caso de dúvidas, o beneficiário deve tentar contato com o INSS através dos canais digitais e do telefone 135.