Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida

As fortes chuvas das últimas semanas castigaram a Baixada Santista, em especial o Guarujá que decretou situação de calamidade pública. Diante disso, os Ministérios da Cidadania e Economia anunciaram a antecipação do pagamento do BPC nessa região.

Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida
Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida (Foto: RAMON RICARDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Em média, seis mil pessoas recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no município. Com o adiantamento anunciado pela Portaria dos ministérios, ficou decidido que o pagamento será realizado a partir do dia 25 deste mês, primeiro dia útil do cronograma normal. Até que a situação volte a normalidade, todo o calendário de pagamentos será antecipado.

Leia Mais: BCP-LOAS: lista com todas as regras para ter acesso ao beneficio

Se não houvesse o adiantamento, os beneficiários receberiam o pagamento do BPC  até o dia 7 de abril. O montante total chega a R$6,2 milhões e beneficia 5.973 pessoas no Guarujá.

O Benefício de Prestação Continuada é pago para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que contam com uma renda familiar per capita menor quer R$261,25.

André Veras, diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania disse que: “Essa medida visa minimizar os efeitos das chuvas na região, que provocaram muitas dificuldades para a população local. Os recursos antecipados minimizam os impactos financeiros de maneira a superar esse momento de dificuldade”.

Leia Mais: INSS: prazo para concessão de benefício aumenta no governo Bolsonaro

A portaria fala que além da antecipação do calendário, prevê a antecipação de uma parcela do benefício. Segundo informações da publicação, se caso o inscrito opte por ter a antecipação de uma parcela, o valor deverá ser pago em até 36 vezes mensais fixos, partindo do terceiro mês seguinte ao da antecipação. Tudo por meio de desconto da renda do benefício sem qualquer custo adicional ou correção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.