Terminam hoje, às 23h59, as inscrições do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se candidatar a uma vaga em uma instituição pública de ensino superior, o estudante deve ter feito o Enem 2019. O resultado da matrícula regular será divulgado no dia 14 de julho.
Estão sendo oferecidas mais de 51 mil vagas em universidades públicas em todo o Brasil.
Neste ano, pela primeira vez, estão sendo ofertadas também cursos na modalidade de ensino à distância (EaD).
Para o estudante que tem o interesse em concorrer a uma vaga, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019, é necessário, também, que não tenha zerado a nota da redação. Treineiros não podem participar.
Os critérios de seleção no Sisu vão de acordo com as maiores notas nas respectivas áreas de conhecimento:
- Redação;
- Linguagens,
- Códigos e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e suas tecnologias.
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular, podem se inscrever na lista de espera apenas da primeira opção de curso. A data para inscrição na lista é entre 14 a 21 de julho.
Cronograma Sisu 2020.2
Período de inscrições: 7 a 10 de julho
Resultado da chamada regular: 14 de julho
Prazo para participar da lista de espera: 14 a 21 de julho
Matrícula da chamada regular: 16 a 21 de julho
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 24 de julho
Como realizar a inscrição no Sisu?
Para realizar a inscrição no Sisu, basta acessar o site plataforma e clicar em “Fazer minha inscrição”.
Nesta página, você precisará entrar com a sua conta do “Gov.br”, que é uma nova plataforma, lançada em 2019, para ter acesso ao sistema do governo federal.
Digite o seu CPF e senha para acessar a página. Caso você não tenha uma conta no “gov.br”, é só clicar em “Crie sua conta gov.br”, no canto inferior esquerdo da tela. Depois, você autoriza o uso dos dados e, em seguida, será redirecionado (a) para a página oficial do Sisu.
Vá em “minha inscrição”, e em sua primeira opção, digite o curso e/ou universidade desejada. Escolha sua modalidade (reserva de vagas ou ampla concorrência), em seguida, é só confirmar.
Faça o mesmo processo para sua segunda opção de curso e, por fim, é só aguardar o resultado final que será divulgado na próxima terça-feira (14 de julho).