Conheça planos de investimento que não cobram Imposto de Renda

Milhares de brasileiros são adeptos a possibilidade de utilizar os meios de investimento como uma garantia de renda extra. Porém, é importante lembrar que este procedimento em alguns casos incidem cobrança do Imposto de Renda.

Conheça planos de investimento sem cobrança do Imposto de Renda (Reprodução/Internet)
Conheça planos de investimento sem cobrança do Imposto de Renda (Reprodução/Internet)

O assunto tomou novos rumos na última semana quando o ministro da economia, Paulo Guedes, veio à público detalhar possíveis mudanças na taxação do imposto e pegou diversos investidores de surpresa.

Isto porque, segundo a sua fala, o ministro deu a entender que irá a partir de agora realizar a aplicação de tributos aos dividendos. É importante destacar que este tipo de rendimento é parte de um plano estratégico.

No qual ponto é utilizado já por diversos investidores para não serem taxados. Com isso, o impacto causa incertezas nesse público. Existem, portanto, atualmente alguns investimentos que já são livres do Leão.

Sem a necessidade de declaração sobre o imposto de lucro ou rendimentos, alguns investidores utilizam deste benefício para investir de forma pesada nestas aplicações, uma delas são as ações.

Para aqueles que investem neste tipo, não precisam ficar preocupados com o pagamento do imposto sobre os lucros. A decisão é válida para aqueles que venderem menos de R$ 20 mil em ações durante um mês, que não pagarão imposto sobre os lucros.

Nos casos em que o valor ultrapassa esse limite, o pagamento do Imposto de Renda será de 15% sobre os lucros. Já nas situações de compra e venda de ações no mesmo dia, o procedimento terá incidência do pagamento sobre 20% de imposto sobre o lucro.

Ainda há outras opções como as de fundo imobiliário, nos quais também não há cobrança do imposto de renda sobre eles. É importante lembrar que o rendimento gerado nestes casos é depositado mensalmente na conta do investidor, numa espécie de aluguel.

Porém, essa isenção de imposto não vale sobre a venda da cota do fundo imobiliário. Caso seja incluído neste ponto, você será tributado em 20% sobre o lucro.

Há também a queridinha de milhares de brasileiros, a poupança. A forma de investimento não há cobrança de imposto de renda. Porém, mesmo assim, é considerada por especialistas uma forma de investimento ainda baixa, sem muita rentabilidade.

Por fim, as LCIs e LCAs permitem que o interessado obtenha lucro sem pagar imposto. Esses investimentos têm uma característica em comum: financiam obras ou investimentos de infraestrutura que são fundamentais ao crescimento do país.

O processo de escolha para qual a melhor forma depende de cada um dos interessados. É importante destacar que se caso seja aprovada uma tributação, o procedimento deverá ter regulamentação e mais detalhamentos sobre.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.