Nubank: Guia completo para você decidir se vale a pena usar a NuConta

PONTOS CHAVES

  • Nubank oferece conta digital com taxas zero
  • Solicitações são feitas gratuitamente pelo aplicativo
  • Plataforma permite transações, saques, criação de boletos e mais

Considerado um dos principais bancos digitais em todo o território nacional, o Nubank está cada vez mais em expansão. Nos últimos anos, veio realizando uma série de atualizações, permitindo que seus clientes tenham acesso aos principais serviços financeiros, sem precisar pagar anuidade e demais taxas. 

Nubank: Guia completo para você decidir se vale a pena usar o NuConta (Imagem: Reprodução - Google)
Nubank: Guia completo para você decidir se vale a pena usar o NuConta (Imagem: Reprodução – Google)

Entre os produtos mais requisitados no último ano, está a NuConta, plataforma digital que funciona como uma espécie de conta corrente online. No texto abaixo explicaremos todos os detalhes da plataforma. 

O que é a NuConta? 

Trata-se de uma conta digital que permite que seus clientes realizem pagamentos, transferências e crie seus próprios boletos.

Além disso, os clientes conseguem também guardar valores como uma espécie de conta poupança, fazendo com que os mesmos gerem rendimentos aplicados em títulos públicos federais ou privados emitidos pelo próprio Nubank. 

NuConta funciona como uma conta corrente? 

Não, apesar de ofertar os mesmos serviços das demais instituições bancárias, a NuConta não permite que o dinheiro dos clientes seja vinculado aos seus próprios recursos. Além disso, os valores aplicados não podem ser utilizados para investimentos em nome da marca.  

A principal diferença entre o Nubank e os os bancos tradicionais é que ele não permite a realização de contratos de serviços como empréstimos e também não funciona como conta corrente tradicional.  

Segundo o Banco Central, essas contas podem ser: 

  • Pré-pagas: o cliente deposita o dinheiro para utilizar em pagamentos no futuro (assim funciona a NuConta); 
  • Pós-pagas: o cliente usa um limite pré-aprovado e paga a conta depois (cartão de crédito) 

Quais serviços são disponibilizados?

Os clientes que criarem uma NuConta podem ter acesso a uma série de serviços bancários, sendo eles:  

  • Pagamento de contas; 
  • Recebimento de salário; 
  • Função débito; 
  • Guardar dinheiro: permite separar uma quantia que não é afetada quando a pessoa paga contas ou saca algum valor; 
  • Empréstimo pessoal com taxas entre 2% e 5% ao mês; 
  • Saque na boca do caixa (está disponível na rede Banco 24 Horas, mas cada operação custa R$ 6,50). 

Como abrir uma NuConta?

Para poder ter uma NuConta, o usuário precisa se conectar por meio do aplicativo ou site do Nubank. O procedimento é inteiramente digital e solicita apenas o nome completo, número do CPF e foto do RG.  

A marca não cobra pela criação do serviço e também não obriga seu cliente a solicitar o cartão de crédito Nu. Depois de fazer o registro, é só aguardar pela aprovação que acontece em até 24h.  

Como sacar dinheiro da NuConta?

Por não ter agências físicas, o Nubank solicita que seus clientes façam saques através das modalidades digitais, sendo elas: 

  • Transferência entre contas: basta mandar o valor desejado para uma conta de qualquer instituição financeira e assim fazer a retirada em um caixa eletrônico;  
  • Saque na rede Banco 24h: nesse caso, o cliente precisa pagar uma tarifa de R$ 6,50 por transação, independentemente do valor da mesma.
Nubank: Guia completo para você decidir se vale a pena usar o NuConta (Imagem: Reprodução – Google)

Como transferir dinheiro para a NuConta? 

O processo de transferência pelo Nubank é simples e permite duas funções: 

  • Transferência eletrônica (TED): as taxas variam de acordo com cada instituição bancária, mas o Nubank não cobra por esse serviço se for feito entre contas Nu; 
  • Depósito por boleto bancário: nesse caso é só gerar um boleto digital, emitir a guia e pagar em qualquer unidade financeira. Ao quitar a cobrança, o valor será enviado diretamente para a conta titular do carnê.  

A NuConta funciona como investimento?  

Sim! Quem desejar aplicar direito pela plataforma tem acesso a dois tipos de aplicações: 

  • Lastro em títulos públicos ou privados: os valores investidos são aplicados em papéis do governo ou investimentos do Fundo Garantidor de Créditos; 
  • Rendimento guiado pela Selic: nessa modalidade as aplicações têm um rendimento similar a taxa básica de juros do país (selic), sendo alteradas em qualquer modificação baseada pela mesma.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.