Pronampe ganha isenção de tarifa para novas linhas de crédito

Micro e pequenas empresas poderão fazer financiamentos mais baratos. Nessa segunda-feira (06), a Caixa Econômica Federal informou que, quem solicitar os créditos por meio do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), ficará livre da tarifa de abertura de crédito (TAC)

Pronampe ganha isenção de tarifa para novas linhas de crédito (Imagem: Reprodução - Google)
Pronampe ganha isenção de tarifa para novas linhas de crédito (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo a Caixa, a decisão tem como finalidade incentivar a contratação desse produto para minimizar os impactos da crise econômica do novo coronavirus. 

Quando o Pronampe foi anunciado, ele exigia valores de entrada para os empresários, através das taxas de abertura de crédito (TAC). No entanto, mediante a quantidade de solicitações realizadas e levando em consideração o atual cenário do mercado, a Caixa voltou atrás na decisão e anulou a cobrança.  

Desse modo, para os novos e antigos contratos, não poderão mais ser cobrados valores para a abertura das linhas de crédito. Isso significa que, os empresários que já tinham custeado a taxa, deverão ter seu valor descontado no pagamento total de suas parcelas.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, informou que ninguém deverá ser prejudicado e que os servidores da instituição estão sendo orientados para fazer a devolução aos seus clientes.  

Sobre o Pronampe 

Trata-se de uma medida que tem como objetivo ajudar os empresários a superar a crise econômica gerada pelo novo coronavírus. Por meio do programa de créditos, as marcas poderão solicitar financiamentos para poder manter seus capitais de giro em circulação.

De acordo com o texto aprovado pelo governo federal, podem solicitar os empréstimos todas as empresas que tenham um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.  

Normas do financiamento 

Ao finalizar o contrato de empréstimo, o empresário terá um prazo de 36 meses de pagamento total 8 meses de carência. A primeira parcela só deve ser paga no nono mês após a validação do produto e as demais são divididas em 28 prestações.  

No que diz respeito as taxas de juros, sua máxima está igualada a Selic e deve ficar em aproximadamente 1,25% ao ano. Atualmente, a Selic está em 2,25% e poderá chegar até a 3,5%.  

Segundo a Caixa, até agora o Pronampe concedeu aproximadamente R$ 11,5 bilhões em linhas de crédito para as micro e pequenas empresas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.