14º salário do INSS avança no Senado Federal com votação agendada

Aposentados e pensionistas poderão receber um 14º salário do INSS. Nessa semana, o Senado Federal estará analisando uma proposta que tem como finalidade autorizar um novo pagamento para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. A justificativa para tal decisão é que o público alvo do órgão é o principal afetado pela pandemia do novo coronavírus

14° salário do INSS avança no Senado Federal com votação agendada (Imagem: Reprodução - Google)
14º salário do INSS avança no Senado Federal com votação agendada (Imagem: Reprodução – Google)

Mesmo com a antecipação do 13º, que aconteceu entre os meses de abril e maio, os gestores alegam que há uma necessidade de manter mais um depósito extra no segundo semestre. 

O texto de criação de um 14º salário do INSS é de autoria do advogado Sandro Gonçalves, e foi transformado em sugestão legislativa (SUG) mediante a assinatura de 40 mil pessoas. Sua tramitação foi iniciada na Comissão de Direitos Humanos (CDH), sob a análise do senador Paulo Paim (PT-RS) e deverá ser enviada para Brasília.  

Mediante os pedidos de aplicação, Paim afirmou concordar com os pontos sugeridos no texto, reforçando a necessidade de tirar os idosos da situação de vulnerabilidade. Ele explica que, além do risco de contaminação, os aposentados e pensionistas precisam ainda financiar despesas com remédios, entre outras coisas.  

“A situação dos aposentados no país é muito grave. Esse auxílio pode ser um instrumento que impulsiona a própria economia. Além disso, melhoraria a dignidade dessas pessoas em um momento de tanto desespero que a gente passa”, disse, em entrevista ao Metrópoles. 

De acordo com dados do próprio INSS, aproximadamente 70% dos segurados (30 milhões de pessoas) receberam já os valores do 13º salário que foi antecipado por causa do novo coronavírus 

Quanto o 14º salário do INSS custará? 

Na liberação do 13º salário, o governo federal precisou autorizar um montante de R$ 24 bilhões, ofertados entre os meses de abril e junho. A quantia, no entanto, estava prevista no orçamento da união, uma vez em que o benefício é pago todo ano. 

Já no caso do 14º salário, seria necessário criar uma lei para a liberação. Paim explica que não há uma preocupação no que diz respeito a prejuízos para o governo, tendo em vista que o Congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, autorizando retiradas financeiras durante o período do Covid-19. 

“Toda proposta que signifique gasto, o governo federal fica na retranca, mas no momento de emergência a gente tem que ver com cuidado, principalmente aqueles que não têm nada. O debate é para que possa atender essas famílias”, diz. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.