INSS antecede volta dos atendimentos em SP para receber documentos pendentes

Em São Paulo, o INSS vai colocar em funcionamento uma espécie de drive-thru com objetivo de receber documentos de pessoas que estão com pendências em solicitações de benefícios. Em decorrência da pandemia do coronavírus, todas as agências da Previdência Social seguem fechadas.

INSS antecede volta dos atendimentos em SP para receber documentos pendentes
INSS antecede volta dos atendimentos em SP para receber documentos pendentes (Imagem Google)

As pessoas poderão se dirigir as agências, colocar toda a documentação exigida em um envelope e o depositar nas urnas que estarão presentes em todas as unidades do instituto no estado de SP. Após o procedimento, o INSS vai prosseguir com à análise do benefício.

A finalidade da ação, de acordo com o INSS, é acelerar a análise de benefícios que estão parados por conta da falta de documentação necessária.

A ação foi batizada de Exigência Expressa e se trata de um projeto piloto que se bem sucedido, será expandido para o restante do Brasil.

O solicitante que quiser consultar os documentos que precisa levar, será preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135. É possível também entrar em contato com os plantões e seus telefones e emails estão nas portas das agências do INSS.

Dentro do envelope, além de colocar toda a documentação pedida, será preciso também uma cópia do RG ou carteira de habilitação do solicitante.

Será pedido ainda, uma declaração de próprio punho que deve estar assinada pelo segurado em que ele se responsabiliza pela autenticidade e veracidade da documentação fornecida.

Para esta ação, não é necessário agendar um horário. Todas as agências de São Paulo estarão prontas para receber a documentação de segunda a sexta das 7h às 13h.

No exterior do envelope insira as seguintes informações:

  • Nome completo do segurado
  • CPF do segurado
  • Endereço completo com CEP Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá
  • Endereço de e-mail, se tiver
  • Data em que o envelope está sendo deixado na agência

Envio dos documentos ao INSS pelos Correios

Em cidades que não tenham agências do INSS, os documentos podem ser enviados pelos correios para este endereço:

  • Superintendência do INSS em São Paulo: Viaduto Santa Efigênia, 266, 2º andar, Centro, São Paulo, CEP 01033-050

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.