Quando vou receber minha restituição do IRPF 2020?

No último dia 30, a Receita Federal efetuou o pagamento do segundo lote da restituição do IRPF 2020. O pagamento cai automaticamente na conta indicada pelo contribuinte na hora da entrega da declaração.

Quando vou receber minha restituição do IRPF 2020?
Quando vou receber minha restituição do IRPF 2020? (Foto: Google)

O prazo para entrega das declarações nesse ano foi estendido, porém o período para reembolso se manteve o mesmo. O intuito é manter o dinheiro em circulação no país devido a crise gerada pela pandemia de coronavírus.

Confira abaixo o calendário da restituição do IRPF 2020

  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Vale lembrar que o começo do pagamento das restituições foi antecipado e o primeiro lote começou a ser pago no dia 29 de maio. Além disso, a quantidade de lotes também foi reduzida, pois em anos anteriores, existiam sete lotes e em 2020 são apenas cinco. Em resumo, o dinheiro será liberado mais rapidamente que o normal.

Caso você receba a restituição do IRPF 2020, mas o dinheiro não cai na conta indicada na declaração até setembro, será preciso contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Como consultar se minha restituição do IRPF 2020 está liberada

O contribuinte pode efetuar a consulta através do site da Receita Federal. Lá, o usuário precisa inserir seu CPF e mostrar que não é um robô. Em seguida, a informação sobre seu pagamento surgirá na tela.

Existe a possibilidade de efetuar essa consulta através do aplicativo também. O app pode ser baixado de forma gratuita pelas lojas Google Play Store e Apple Store. Ele está disponível para usuários Android e iOS.

Vale ressaltar que esses pagamentos não receberão nenhum tipo de correção. A Receita Federal informou que só serão corrigidas pela Selic (taxa básica de juros) as restituições pagas a partir do mês de julho.

Prazo para entrega da declaração

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda acabou no último dia 30. Aqueles que não fizeram o envio, devem verificar no programa da Receita Federal, o valor da multa a ser paga.

Lembrando que a falta de pagamento da multa pode fazer o CPF do contribuinte se tornar irregular.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!