Parcelamento do IPTU 2020: Veja como dividir o saldo do imposto

Com todos os impactos da atual crise financeira, as prefeituras têm oferecido descontos e facilidades para o parcelamento do IPTU 2020. Como cada cidade pode apresentar condições específicas, é importante se atentar às regras do seu município.

Parcelamento do IPTU 2020: Veja como dividir o saldo do imposto.
Parcelamento do IPTU 2020: Veja como dividir o saldo do imposto. (Imagem: FDR)

Como conseguir a 2ª via do IPTU 2020?

Durante a vigência do ano fiscal, as dívidas do IPTU ainda não estão ativas. O que significa que o contribuinte ainda não paga juros da Selic sobre os débitos.

Nestes casos é possível pagar o imposto apenas gerando uma segunda via do IPTU. Você também pode gerar a 2ª via para consultar os valores em atraso antes de buscar pelo parcelamento do imposto.

Confira o passo a passo para emitir o documento:

  1. Acesse o site da prefeitura de sua cidade
  2. Busque pela categoria “Impostos”
  3. Selecione o imposto “IPTU”
  4. Por fim selecione “Emitir 2ª via do IPTU”

Antes de conseguir baixar ou visualizar o boleto, será necessário informar a inscrição imobiliária de seu imóvel, bem como o ano de cobrança desejado.

Saiba tudo sobre o IPTU 2020!

Como fazer o parcelamento do IPTU 2020?

Além dos serviços de emissão de 2ª via e consulta ao IPTU, os sites das prefeituras também informam aos munícipes as condições gerais do parcelamento de IPTU.

É importante lembrar que os impostos atrasados antes de 2020 se tornam dívidas ativas, o que vai gerar multa e juros na hora da quitação.

Além dos descontos nos juros e multas do imposto, as prefeituras também facilitam o pagamento através de um número maior de parcelas para o cidadão pagar.

Parcelamento IPTU São Paulo

A cidade de São Paulo possui um portal específico para a negociação de dívidas ativas que pode ser acessado por este link. Os valores em atraso podem ser parcelados em até 36 vezes, desde que a parcela não seja menor que R$ 140,00. 

Para dívidas acima de 154 mil reais com a prefeitura, o parcelamento pode ser feito em até 80 vezes.

Parcelamento IPTU Rio de Janeiro

O portal de renegociação da cidade é o “Carioca Digital” que pode ser acessado neste link e em caso de dúvidas a prefeitura disponibiliza um manual detalhado para usar o portal.

O parcelamento da cidade podem ser realizados de forma simplificada em até 24 vezes ou através de formulário digital em até 84 vezes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Sandro Messa
Sandro Messa possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA