Direitos do MEI: Saiba o que você ganha regularizando os seus serviços

O portal do empreendedor foi criado para atender os trabalhadores informais que desejam se formalizar e se tornarem MEI (Microempreendedor Individual). Através do portal, os trabalhadores que já são MEI também podem resolver assuntos ligados a sua empresa, tirar dúvidas entre outras coisas. E você, já pensou em se tornar MEI? Saiba algumas vantagens aqui.

Direitos do MEI: Saiba o que você ganha regularizando os seus serviços
Direitos do MEI: Saiba o que você ganha regularizando os seus serviços (Reprodução Google)

Como temos observado recentemente, o mercado de trabalho tem optado por MEIs, para diversas finalidades como: trabalhos pontuais, que podem durar um dia, uma semana, um ano, para substituição de profissionais em caso de emergência, férias ou similares, e também para o dia a dia, por tempo indeterminado.

Você que trabalha como freelancer ou é autônomo, mas ainda não fez seu registro como MEI, é uma boa hora para começar a pensar nesta possibilidade.

Vantagens de se tornar MEI

O microempreendedor individual pode ter até 81 mil reais de faturamento por ano e contratar até um funcionário, e este deve receber um salário ou mínimo ou o valor do piso da sua categoria de trabalho.

Benefícios

Para muitas pessoas esta é a maior vantagem. O MEI tem direito a uma série de benefícios previdenciários, que estão condicionadas ao cumprimento de algumas regras, como o pagamento mensal da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) uma taxa que deve ser paga mensalmente no valor de R$58,25.

Os MEIs podem ter acesso ao Auxílio-doença, Salário-maternidade, Aposentadoria por invalidez ou idade, Auxílio a dependentes entre outros.

Regularizar os imóveis

Os empreendedores podem regularizar seus serviços e passa a ter direitos e deveres. Os deveres, são por exemplo, prestar os serviços descritos na ocupação do MEI (escolhida durante o cadastro na plataforma oficial), pagar a DAS mensalmente, emitir nota fiscal e fazer a declaração anual.

Os direitos, como colocado acima, incluem auxílios em momentos delicados da vida, aposentadoria e até benefícios para dependentes no caso de fatalidades.

Acesso ao crédito com redução de juros

Os MEIs têm acesso a linhas de crédito com juros menores, segundo o portal oficial do SEBRAE. Todo financiamento tem finalidade de impulsionar as empresas, para que elas consigam permanecer no mercado mesmo em épocas de crise ou com todos os desafios que isso aparecer do mundo dos negócios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.