A consulta de vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2 já está disponível. Nesta edição, o portal reúne oportunidades em cursos de graduação de instituições públicas de ensino nas modalidades presencial e a distância (EaD). O período de inscrições será de 7 a 10 de julho.

MEC libera consulta de vagas do SISU 2020.2; veja como buscar cursos e universidades
MEC libera consulta de vagas do SISU 2020.2; veja como buscar cursos e universidades. (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) organiza as informações referentes aos cursos, turno, local, vagas, modalidades de vagas e de concorrência e notas de corte do SISU.

A consulta pode orientar o estudante em relação à inscrição, de acordo com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para se inscrever, é necessário ter realizado as provas e não ter zerado a redação. A classificação é de acordo com a média geral e algumas instituições exigem nota mínima para ingresso em cursos específicos.

Como consultar as vagas

  1. Acesse o site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e clique na aba “Vagas”:
    MEC libera consulta de vagas do SISU 2020.2; veja como buscar cursos e universidades
  2. No campo de busca, é possível pesquisar por curso, instituição de ensino e localidade:
  3. Depois, uma nova página com as opções disponíveis e a quantidade de vagas será aberta. Ao procurar por Medicina, por exemplo, o sistema mostra as universidades que ofertam vagas no curso por estado.

Como se inscrever no segundo semestre do Sisu 2020?

  • Acesse o site;
  • Digite o número de inscrição e senha do Enem – estes dados podem ser recuperados no site do exame;
  • Confirme se os dados estão corretos;
  • Selecione duas opções de curso – a pesquisa pode ser feita por município, instituição ou nome do curso. É importante verificar as “notas de corte” e compará-las com a média geral;
  • Confirme as opções de curso escolhidas e a inscrição. É possível alterar as opções durante o período de inscrições.

O resultado do Sisu 2020.2 está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho. O período de matrícula dos estudantes selecionados será entre 16 e 21 de julho e a lista de espera será aberta para manifestação de interesse entre 14 e 21 de julho. As informações estão disponíveis no site do MEC.

As inscrições para a edição 2020.2 do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas entre 14 e 17 de julho e as do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre 21 e 24 de julho.

Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.