Enem 2020: Veja quais as matérias que mais caem na prova, de acordo com pesquisa

As provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuam sem data de aplicação. Ainda assim, com mais de 6 milhões de candidatos inscritos, a rotina de estudos não pode parar. Para auxiliar nesta empreitada, portais educativos organizaram uma pesquisa para identificar os principais conteúdos cobrados no Enem das últimas edições do exame.

Enem 2020: saiba quais as matérias que mais caem na prova, de acordo com pesquisa
Enem 2020: saiba quais as matérias que mais caem na prova, de acordo com pesquisa. (Imagem: Google)

O estudo analisou as provas aplicadas entre 2015 e 2019, considerando todas as questões dos quatro cadernos.

De acordo com a pesquisa, entre os principais conteúdos estão: geopolítica, química, estudos literários e álgebra. O resultado pode ajudar os estudantes a se prepararem para o prova do Enem, focando nestes assuntos.

Principais matérias de cada área do Enem

Ciências humanas

Os conteúdos denominados “Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado”, que correspondem à geopolítica, foram os principais assuntos da prova, estando em 50,7% das questões.

As temáticas de destaque foram: cidadania e democracia na antiguidade; estado e direitos a partir da Idade Moderna; democracia; revoluções; formação territorial da América e lutas pela independência política das colônias.

Ciências da natureza

A principal matéria presente no caderno de ciências da natureza foi química, com 35% do total de questões. Os conteúdos mais presentes foram: ligações químicas, polaridade e forças e reações orgânicas. Outros conteúdos cobrados correspondem à física, em 35% das questões, e biologia, em 33%.

Linguagens

O caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias priorizou o estudo do texto literário, com 17,8% do total de questões. No Enem, o assunto é definido como “Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos”.

Matemática

A principal matéria presente em matemática e suas tecnologias foi álgebra, em 29,9% do total.

O conteúdo se caracteriza por gráficos e funções; funções algébricas de 1º e 2º graus; equações e inequações; polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; trigonometria (funções e reações), sendo que o destaque foi para questões que contemplavam grandezas proporcionais e médias algébricas.

Datas do Enem 2020

A enquete aberta na Página do Participante para que os candidatos inscritos selecionem as melhores opções de datas se encerra nesta terça-feira (30).

O Ministério da Educação (MEC) deve analisar os resultados e divulgar as datas definitivas em breve. As possibilidades de realização são em dezembro de 2020, janeiro ou maio de 2021.