Atenção! Inep abre enquete para estudantes escolherem nova data do Enem 2020 

Candidato do ENEM 2020 deve ajudar a decidir o novo cronograma de provas, mas há reclamações sobre o mau funcionamento do site do INEP.

Atenção! Inep abre enquete para estudantes escolherem nova data do Enem 2020 (Imagem Reprodução Google)
Atenção! Inep abre enquete para estudantes escolherem nova data do Enem 2020 (Imagem: Reprodução Google)

 O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação, o MEC, inaugurou uma aba no site com uma enquete para que estudantes impactados pelo adiamento do ENEM, auxiliem o governo a promover um novo cronograma de provas.

As datas para inscrições do ENEM também chegaram a ser estendidas devido a pandemia gerada pelo novo coronavírus, que causou a suspensão de aulas e vestibulares em todo o país.

A enquete, que foi ao ar no sábado, dia 20 de junho, não foi bem recebida pelos estudantes. De acordo com diversos relatos, a ferramenta não funciona corretamente.

Os interessados em escolher uma nova data, terão até 30 de junho para acessar ao site e votar. 

A opção sugerida no site sugere provas em dezembro; a segunda, em janeiro de 2021; a terceira, em maio de 2021.

Vale ressaltar que o INEP dará opção para alunos realizaram provas em computadores, o chamado “ENEM Digital“. A iniciativa que faz parte do projeto de transformar o ENEM em avaliação totalmente digital a partir de 2026. Mas a enquete refere-se a provas presenciais.

Saiba como votar na enquete do ENEM

De acordo com informações do INEP, os candidatos inscritos no ENEM 2020 devem acessar a plataforma online da Página do Estudante e fornecer o número do CPF para acessar a área.

Após o processo, o aluno poderá escolher a data de preferência para realização da prova. Ainda não há informações sobre a divulgação dos resultados da enquete.

Estudantes de diversas regiões do Brasil usaram as redes sociais para relatar dificuldades para acessar a enquete.

O grande questionamento dos estudantes é que o ENEM não coincida com outros processos seletivos ou dificulte o ingresso a programas d e acesso do governo.

Suspensão da data do Exame Nacional do Ensino Médio

O MEC suspendeu as datas da provas do ENEM 2020 para minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo dados do governo, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2020

Continue acompanhando informações sobre vestibulares, programas de acesso ao ensino superior e outras notícias na editoria de Carreiras.