As provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuam sem data de aplicação. Ainda assim, com mais de 6 milhões de candidatos inscritos, a rotina de estudos não pode parar. Para auxiliar nesta empreitada, portais educativos organizaram uma pesquisa para identificar os principais conteúdos cobrados no Enem das últimas edições do exame.
O estudo analisou as provas aplicadas entre 2015 e 2019, considerando todas as questões dos quatro cadernos.
De acordo com a pesquisa, entre os principais conteúdos estão: geopolítica, química, estudos literários e álgebra. O resultado pode ajudar os estudantes a se prepararem para o prova do Enem, focando nestes assuntos.
Principais matérias de cada área do Enem
Ciências humanas
Os conteúdos denominados “Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado”, que correspondem à geopolítica, foram os principais assuntos da prova, estando em 50,7% das questões.
As temáticas de destaque foram: cidadania e democracia na antiguidade; estado e direitos a partir da Idade Moderna; democracia; revoluções; formação territorial da América e lutas pela independência política das colônias.
Ciências da natureza
A principal matéria presente no caderno de ciências da natureza foi química, com 35% do total de questões. Os conteúdos mais presentes foram: ligações químicas, polaridade e forças e reações orgânicas. Outros conteúdos cobrados correspondem à física, em 35% das questões, e biologia, em 33%.
Linguagens
O caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias priorizou o estudo do texto literário, com 17,8% do total de questões. No Enem, o assunto é definido como “Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos”.
Matemática
A principal matéria presente em matemática e suas tecnologias foi álgebra, em 29,9% do total.
O conteúdo se caracteriza por gráficos e funções; funções algébricas de 1º e 2º graus; equações e inequações; polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; trigonometria (funções e reações), sendo que o destaque foi para questões que contemplavam grandezas proporcionais e médias algébricas.
Datas do Enem 2020
A enquete aberta na Página do Participante para que os candidatos inscritos selecionem as melhores opções de datas se encerra nesta terça-feira (30).
O Ministério da Educação (MEC) deve analisar os resultados e divulgar as datas definitivas em breve. As possibilidades de realização são em dezembro de 2020, janeiro ou maio de 2021.