Restituição do IRPF 2020 paga segundo lote dia 30; veja como receber o valor

O segundo lote da restituição do IRPF 2020 estará disponível a partir do próximo dia 30. As consultas para saber se está incluso nesse pagamento começaram dia 22 de junho.

Restituição do IRPF 2020 paga segundo lote dia 30; veja como receber o valor
Restituição do IRPF 2020 paga segundo lote dia 30; veja como receber o valor (Foto: Google)

Vale lembrar que o primeiro lote já havia sido liberado no mês passado, e pôde ser retirado por milhões de contribuintes desde o dia 29 de maio. Os contribuintes contemplados foram idosos e pessoas com doenças graves ou que tenham algum tipo se deficiência, seja ela física ou mental. Agora, os novos beneficiários podem sacar o seu dinheiro.

Os contribuintes que serão contemplados nesse segundo lote, são aqueles que enviaram suas declarações até o dia 4 de março. Para efetuar a consulta, basta acessar o site da Receita Federal e inserir seus dados.

O valor será pago na conta informada pelo contribuinte na hora de efetuar e enviar a declaração do imposto de renda. As contas indicadas podem ser correntes ou poupanças e devem ser da mesma titularidade do declarante.

É preciso ressaltar que não há possibilidade de receber a restituição através de conta salário. Além disso, o valor fica disponível por um ano, mas se ele não for resgatado será necessário fazer um requerimento específico para recebê-lo após o prazo. Esse requerimento pode ser feito em no máximo 5 anos.

Lotes e critérios para receber a restituição do IRPF 2020

Não é possível prever em que momento cada contribuinte receberá a sua restituição. Para ter chances de receber mais cedo, o ideal é que a declaração seja entregue com antecedência, afinal, esse é um dos grandes critérios na hora de distribuir os valores.

Os outros critérios são:

  1. Contribuintes com mais de 80 anos.
  2. Contribuintes com 60 anos ou mais.
  3. Contribuintes que tenham deficiência física ou mental.
  4. Portadores de moléstias graves.
  5. Contribuinte cuja maior renda é o magistério.
  6. Por último, a ordem de entrega da declaração.

Confira o calendário e distribuição dos próximos lotes:

  • 1º lote 29 de maio
  • 2º lote 30 de junho
  • 3º lote 31 de julho
  • 4º lote 31 de agosto
  • 5º lote 30 de setembro