PIX: Conheça o novo lançamento financeiro do BC

Recentemente, quando o Whatsapp anunciou a novidade de pagamentos por meio do aplicativo, o Banco Central demonstrou preocupação por conta de seu lançamento: o PIX.

PIX: Conheça o novo lançamento financeiro do BC
PIX: Conheça o novo lançamento financeiro do BC (Foto: Pixabay)

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o PIX será uma plataforma de pagamentos instantâneos do BC e que permitirá serviço de saque por meio da rede varejista.

Vale ressaltar que ainda não há grandes informações sobre o assunto, e que segundo Campos Neto, novos dados serão apresentados a partir de agosto.

Ele ainda afirmou que a plataforma iniciará suas operações a partir de novembro deste ano. A fala aconteceu em meio à uma videoconferência sobre o tema.

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque”.

O intuito da novidade é facilitar as operações tanto para as empresas, quanto para os clientes. “Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do PIX novas possibilidades.”, completou.

Adesão ao PIX

Informações indicam que mais de 980 instituições já solicitaram adesão ao Pix, antes mesmo de seu lançamento. Vale ressaltar que bancos e fintechs com mais de 500 mil contas são obrigados a participar da modalidade.

Desses números, 120 empresas configuram participantes diretos, ou seja, possuem contas próprias dentro do sistema e podem fornecer sua estrutura para empresas terceiras. As outras 860 companhias precisarão de uma intermediadora para oferecer a solução aos seus clientes.

O número na procura pode acontecer por conta as possibilidades oferecidas pelo Pix. A plataforma oferece transações de forma segura e sem limites de datas e horários, o que é perfeito para aqueles que não tem cronograma para pagamentos.

Além disso, o sistema vai incluir soluções de pagamentos por QR Code e permitirá que usuários façam operações informando apenas dados simples do recebedor, tais como: e-mail, CPF, número de celular, etc.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.