INSS retorna os atendimentos a partir do dia 13; saiba como vai funcionar

Na última segunda-feira (22) foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), trazendo a informação de que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuarão com atendimento remoto até o dia 10 de julho.

INSS retorna os atendimentos a partir do dia 13; saiba como vai funcionar
INSS retorna os atendimentos a partir do dia 13; saiba como vai funcionar(Foto: Google)

Dessa forma, fica estabelecido que as agências voltarão a atender de forma presencial a partir do dia 13, porém tudo será gradativo.

Os atendimentos presenciais estão suspensos desde março, quando a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia de Covid-19. Como medida para reduzir o contágio, diversos serviços passaram a ser realizados de forma digital.

De acordo com a portaria, a partir do dia 13 de julho, o atendimento será feito da seguinte forma e restritivamente para:

  • todos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos, seja pelo aplicativo/site ‘Meu INSS’ ou central telefônica 135;
  • e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Segundo o Ministério da Economia, a principio o atendimento diário será de 6 horas e permanecerá parcial até segunda ordem.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, afirma em nota oficial.

Canais digitais do INSS

A Previdência Social informa que nem todos os serviços serão disponibilizados presencialmente, porém continuarão sendo oferecidos de forma remota.

Nesse caso é preciso efetuá-los através do ‘Meu INSS’, que pode ser acessado por meio do site, aplicativo ou até mesmo por meio do telefone 135.

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS.

Para efetuar o download, basta acessar a Google Play Store ou Apple Store e buscar o app ‘Meu INSS’. Em seguida, faça o download e crie seu cadastro para agendamento e demais solicitações.

Vale lembrar que o portal disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Nele, é possível saber como agendar um serviço, além de obter informações sobre como criar sua senha. Para ajuda, acesse o endereço https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.