Petrobras anuncia nova gasolina que afeta o SEU bolso!

Petrobras anuncia o lançamento de uma nova gasolina e afirma que o valor ficará mais caro no bolso dos brasileiros. Em um evento online, a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, informou que a estatal está requalificando a formula do produto e que a partir de agosto ele será comercializado com um custo mais alto. De acordo com ela, o lançamento permitirá que os motoristas andem mais, consumindo menos, o que deverá compensar o reajuste da tarifa.  

Petrobras anuncia nova gasolina com valor maior e mais qualidade (Imagem: Reprodução - Google)
Petrobras anuncia nova gasolina que afeta o SEU bolso! (Imagem: Reprodução – Google)

A iniciativa tem como finalidade melhorar a qualidade do combustível. Analise explicou que o litro, mesmo com um valor mais alto que o atual em circulação, terá uma maior durabilidade. A expectativa é que sua distribuição comece a ser feita a partir do mês de agosto, segundo a gestora.  

“Como praticamos o preço de paridade de importação, ela [gasolina com maior qualidade] será mais cara, se comparada à atual. O preço de paridade vai ser um pouco mais elevado, mas isso vai ser compensado, porque ela será mais eficiente. Em termos finais de custo, acreditamos que será mais positivo [para o consumidor], porque poderá rodar mais com menos”, afirmou ela. 

Questionada sobre as etapas de adequação nas refinarias nacionais, Analise garantiu que todas já estão se readaptando para atender a nova regulamentação da qualidade de gasolina. O projeto foi aprovado desde o mês de janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Produção de diesel verde na Petrobras

A diretora falou ainda sobre o processo de renovação do diesel. Com a decisão de implantar uma nova tecnologia que produzirá o derivado a partir do coprocessamento de petróleo com óleos vegetais nas refinarias, a Petrobras espera que seu consumo seja amplificado.  

Analise explicou que, em parceria com a ANP, a marca espera que a venda do diesel verde gere créditos para a descarbonização (Cbios) — instrumento do programa federal RenovaBio para a compensação de emissões de gases de efeito estufa. 

Segundo ela, o produto passará a ser vendido a partir do mês de julho e a cada CBio reproduzido, serão economizados 1 tonelada de emissão de carbono.  

“Para que eles [diesel verde e bioquerosene de aviação] sejam economicamente viáveis, precisam ser regulamentados. Esse é o ponto mais relevante para a gente seguir com a produção de diesel verde”, finalizou a executiva. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.