Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina e diesel a partir de hoje; o que muda?

Brasileiros pagarão mais caro pela gasolina. Nessa quinta-feira (18), a Petrobras informou que aplicará reajustes no valor de distribuição dos combustíveis. De acordo com o ofício, o preço do diesel será acrescentado em 8% e a gasolina em 5%, a partir já desta sexta-feira (19). Trata-se do segundo aumento somente no mês de junho, tendo em vista que no último dia 9 a estatal já havia realizado uma correção de 10% em comparação aos últimos 30 dias.  

Petrobrás anuncia reajuste nos preços da gasolina e diesel a partir de hoje! (Imagem: Reprodução - Google)
Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina e diesel a partir de hoje! (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os analistas do setor, o motivo das modificações está associado a recuperação nas cotações do petróleo no mercado internacional, iniciada desde o mês de abril. Com o acordo feito entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o produto voltou a recuperar sua demanda de produção e com isso sua valoração foi retomada.  

Mediante a este cenário, nos últimos dias o petróleo Brent internacional apresentou ganhos de mais de 100%, sendo o maior número desde o mês de abril, quando foi comercializado a menos de 15 dólares, o menor valor dos últimos 21 anos.  

Pronunciamento da Petrobras 

Ao anunciar os reajustes, a marca informou que manterá sua política de preços cuja finalidade é acompanhar os valores de paridade de importação. Com a valorização do petróleo no mercado internacional, tendo um maior custo para seu transporte mediante as taxas portuárias, o produto tende a ficar mais caro no mercado local.  

Além disso, as variações das taxas de câmbio e do dólar também influenciam nesse processo de decisão da venda. Somente os últimos dias, a moeda americana foi reajustada em mais de 10% contra o real, reforçando ainda mais o aumento do combustível.  

No que diz respeito ao impacto dessas mudanças no bolso dos consumidores, ainda não se sabe o valor exato. O reajuste não será de caráter imediato e levará em conta a margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de biodiesel. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araujo, os preços médios de defasagem ainda irão se manter, uma vez em que será preciso que os produtos já estocados sejam vendidos, e apenas em uma nova remessa é que os postos de gasolina deverão pagar mais caro.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.