Valores do petróleo despencam! Veja como isso reflete no seu bolso

Mercado de combustíveis segue enfrentando um período de instabilidade. Nessa quinta-feira (11), o valor de revenda do petróleo bateu uma queda de 8%. Sua versão em Brent foi encerrada com um reajuste de 7,6%, a US$ 38,55 por barril. Já o WTI, nos Estados Unidos, foi reduzido em 8,2% com um fechamento de US$ 36,34 dólares. Segundo os especialistas, o motivo da queda diz respeito a falta de consumo nas grandes potências, motivada pela necessidade do isolamento social.  

Valores do petróleo despencam! Veja como isso reflete no seu bolso (Imagem: Reprodução - Google)
Valores do petróleo despencam! Veja como isso reflete no seu bolso (Imagem: Reprodução – Google)

Somente nos EUA, os números de contaminação por Covid-19 já atingiram mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com os dados do governo. O país passou por um período de controle da doença, mas com a flexibilização do isolamento social teve um crescimento considerável.  

Desse modo, a aplicação da quarentena voltou a ser necessária para a maioria das cidades. Mesmo que grande parte dos governos tenham adotados medidas de retomada da economia, o consumo do combustível ainda é inferior ao normal, com uma venda 20% mais baixa 

Muito petróleo em estoque  

Apesar da elevação dos preços estarem ocorrendo graças a flexibilidade do isolamento social, muitos países ainda acumulam enormes quantias dos combustíveis em suas distribuidoras. Tal cenário faz com que o mercado entre em um estado de choque, tendo em vista que há um número maior de oferta em comparação com a demanda solicitada.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o valor dos estoques disparou inesperadamente ao longo da última semana. O país já registrou mais de 538,1 milhões de barris. Desse valor, o número reunido de gasolina apresentou uma elevação maior do que o esperado, ficando em uma média de 258,7 milhões de barris. 

“O retrato dos fundamentos ainda traz indicativos de baixa para os quais o mercado estava fechando os olhos“, explicou o diretor de pesquisa de mercado da Tradition Energy, Gene McGillian. 

Combustível no Brasil  

No cenário nacional, a situação é parecida. Muitos estados já deram início aos planos de retomadas das atividades, mas uma parte considerável da população ainda se mantém em casa.

A situação é desfavorável tanto para os donos dos postos de gasolina, que terão acúmulo do combustível, quanto para os consumidores, que deverão sentir a longo prazo os efeitos do covid em seus bolsos, com a venda mais cara.   

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.