Reabertura de shoppings já somam 49% do total de centros comerciais no Brasil

Um balanço divulgado nesta segunda-feira (8), pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que o país contabiliza 238 shoppings reabertos em 123 cidades de 17 estados.

Reabertura de shoppings já somam 49% do total de centros comerciais no Brasil
Reabertura de shoppings já somam 49% do total de centros comerciais no Brasil (Foto:Google)

Cerca de 218 shoppings que foram reabertos representam uma parcela de 49% do total de 577 estabelecimentos desse setor no país. 

Há cerca de 1 semana, o número de shoppings reabertos estavam em 218 ou seja 38% do total. 

As cidades que tiveram os seus centros comerciais reabertos ontem (8) foram: Fortaleza (CE), Teresópolis (RJ) e as cidades de Campinas, Atibaia, Bauru, Bragança Paulista, Itapecerica da Serra, Rio Claro e São Vicente, em São Paulo.

Em São Paulo, o número de shoppings reabertos no interior subiu para 77, totalizando 41 municípios.

Na cidade, são cerca de 54 shoppings que irão permanecer fechados e a reabertura só vai ser realizada após a aprovação da prefeitura com base nas propostas e protocolos apresentados pelos setores econômicos. 

De acordo com o balanço, o estado com o maior número de shoppings reabertos é São Paulo (77), seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24).

Shoppings reabertos por estado:

  • São Paulo: 77
  • Rio Grande do Sul: 36
  • Paraná: 35
  • Santa Catarina: 24
  • Distrito Federal: 20
  • Minas Gerais: 14
  • Goiás: 12
  • Ceará: 12
  • Amazonas: 10
  • Rio de Janeiro: 10
  • Espírito Santo: 9
  • Mato Grosso do Sul: 6
  • Pará: 6
  • Mato Grosso: 6
  • Bahia: 3
  • Maranhão: 2
  • Pernambuco: 1

Reabertura

A Abrasce e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), montaram uma série de recomendações para os estabelecimentos, lojistas e clientes nos locais em que a reabertura for autorizada pelas prefeituras e governos estaduais. 

As recomendações são:

  • funcionamento em horário reduzido;
  • observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação como dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras;
  • Uso de máscaras por funcionários e lojistas;
  • home office para funcionários que estejam no grupo de risco;
  • uso de termômetros manuais para aferir temperatura de funcionários e clientes e identificar sintomas de gripe;
  • incentivar uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores;
  • evitar provas de peças de vestuário;
  • reforçar a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como painel de elevadores, corrimãos e escadas rolante;
  • controlar o acesso de clientes estabelecendo e isolar áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas;
  • reduzir as áreas de estacionamento para melhor coordenar o fluxo;
  • expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento;
  • mapear a distância mínima entre clientes nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso;
  • instalação de placas de acetato nos caixas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda e máquinas de cartões devidamente higienizadas.

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