Os brasileiros que solicitaram, mas ainda não receberam nenhuma resposta sobre o seguro desemprego, podem consultar o seu pedido no aplicativo da Caixa para Android e iOS.
O seguro desemprego funciona no Brasil desde o ano de 1986, sendo um benefício oferecido pela Previdência Social, no qual o recurso para pagamento vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O auxílio é garantido por um tempo determinado, isto é, apenas pelo período em que o cidadão está desempregado. Entre outras regras, recebem o benefício apenas aqueles que não foram demitidos por justa causa.
Como consultar o pedido de seguro desemprego?
O benefício pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, logo depois de baixar o sistema é preciso buscar a aba “Seguro-Desemprego” em “Consultas”, logo na página inicial do aplicativo, assim que o trabalhador acessa a plataforma.
O benefício estará listado nesta aba para trabalhadores que estão aptos ao seu recebimento, com valor e prazo para que o dinheiro esteja disponível.
Quem recebe?
Para receber, o trabalhador deve estar desempregado, quando requerer o benefício, ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:
- Pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
- Pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
- Cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.
Também, não deve possuir renda própria para o seu sustento e de sua família. E nem receber o benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Como solicitar?
Durante a pandemia, o trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Fazendo o cadastro para acessar o serviço, informando o CPF, nome, telefone e e-mail.
Outra forma de solicitar o benefício é utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em smartphones do sistema Android ou iOS.
Além disso, o governo disponibilizou o telefone 158, para que os trabalhadores possam tirar dúvidas sobre o seguro. Essa ligação é gratuita de telefone fixo para todo o país.