Poupança Digital Caixa: funções, como baixar, e como receber seu FGTS

PONTOS CHAVES

  • Depósito do FGTS emergencial começa em 29 de junho 
  • Primeiramente os valores só podem ser movimentos no aplicativo Caixa Tem
  • Confira todas as datas de depósitos no Caixa Tem e saques em espécie do FGTS

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começa a ser liberado no dia 29 deste mês, e primeiramente os valores estarão disponíveis apenas através da Conta Poupança Digital da Caixa que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Saiba aqui mais detalhes sobre a conta digital e sobre o seu FGTS.

Poupança Digital Caixa: funções, como baixar, e como receber seu FGTS
Poupança Digital Caixa: funções, como baixar, e como receber seu FGTS (Imagem FDR)

Como neste primeiro momento seu FGTS só poderá ser movimentado pelo Caixa Tem, aprenda baixar o aplicativo no seu celular.

Como acessar a poupança digital da Caixa?

  • Faça o download do aplicativo Caixa Tem na App Store ou Google Play
  • Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso
  • Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado
  • Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.

Funções do Caixa Tem

Através do Caixa Tem, e quando for liberado, o trabalhador pode escolher transferir o valor do FGTS para alguma outra conta bancária, de sua titularidade ou de outra pessoa.

A Caixa diz que as pessoas poderão neste momento, realizar pagamento de contas, fazer compras e até três transferências gratuitas por mês. Os saques serão liberados aos poucos, de acordo com calendário de saques e transferências.

Pelo app também é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de obter informações referentes a vida do trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Cartão de débito virtual para compras

As contas digitais da Caixa, possuem um cartão de débito virtual. Com este cartão é possível realizar compras em lojas online e realizar o pagamento de contas.

Para utilizar o cartão de débito virtual é necessário atualizar o aplicativo Caixa Tem e na sequência, ir no ícone Cartão de Débito Virtual, que é a ultima opção da tela de inicio.

Valores dos saques do FGTS

O máximo que o trabalhador poderá sacar é de R$1.045. No caso daqueles que possuem mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas ligadas a contratos a empregos antigos, começando por aquelas que tiverem o menor saldo.

Em seguida, o dinheiro poderá ser retirado de contas ativas, novamente por aquela que tiver menor saldo.

O FGTS começa as liberações emergenciais no dia 29 de junho. Já o saque em dinheiro ou transferências, começam no dia 25 de julho para os trabalhadores que nasceram em Janeiro.

A medida que libera o FGTS foi anunciada pelo governo no começo da pandemia do novo coronavírus, através da MP 946, e sua operação fica a cargo da Caixa Econômica Federal, que é a operadora do FGTS.

Como consultar os valores do Fundo de Garantia pela internet?

Para consultar o valor e a data do saque emergencial, o trabalhador pode entrar no site do FGTS ou ligar para a central de atendimento da Caixa através do número 111, tendo em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social) e a data de nascimento.

Caso o trabalhador não queira realizar o saque emergencial do FGTS ele vai poder comunicar a Caixa de sua decisão desde a última sexta-feira, 19. O trabalhador deve informar que não deseja sacar o FGTS em até 10 dias antes da data determinada para o pagamento. Com isso, o dinheiro permanece rendendo nas contas do FGTS.

Funcionamento do saque emergencial do FGTS

O calendário do saque emergencial do FGTS foi organizado com base no mês de aniversário do trabalhador, como forma de evitar aglomerações nas agências bancárias.

Para estes pagamentos, a Caixa vai repetir o procedimento usado na segunda parcela do auxilio emergencial, depositando os recursos do FGTS primeiro em uma poupança social digital e só após cerca de um mês, será liberado o saque em espécie, e a transferência bancária dos recursos.

Lembrando que antes da liberação do saque em espécie, o trabalhador pode através do aplicativo Caixa Tem, usar o dinheiro para o pagamento de contas, boletos e para realizar compras com o cartão de débito virtual e pelo QR Code.

Calendário de depósito na conta poupança da Caixa

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro 29/jun
Fevereiro 6/jul
Março 13/jul
Abril 20/jul
Maio 27/jul
Junho 3/ago
Julho 10/ago
Agosto 24/ago
Setembro 31/ago
Outubro 8/set
Novembro 14/set
Dezembro 21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Fonte: Caixa Econômica Federal

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.