Caixa TEM: conheça como funciona a poupança digital que vai liberar o FGTS

Governo Federal liberou o saque emergencial do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. De acordo com dados divulgados pela Caixa Econômica Federal na última semana, o benefício começa a ser repassado no próximo dia 29 de junho. Todo o gerenciamento do dinheiro será feito através do aplicativo Caixa Tem – disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS. Por lá será possível realizar alguns procedimentos, mas respeitando o calendário definido.

Conheça como funciona a poupança digital que vai liberar o FGTS (Reprodução/Internet)
Caixa TEM: conheça como funciona a poupança digital que vai liberar o FGTS (Reprodução/FDR)

Isto porque, assim como o auxílio emergencial, o repasse do FGTS terá dois fluxos: o primeiro no qual o dinheiro é depositado na poupança digital, e um segundo momento onde o trabalhador pode realizar o saque e transferências dos valores.

Inicialmente o benefício ficará disponível apenas para movimentação na poupança digital Caixa para pagamentos de boletos, utilização do cartão digital para compras em débito e também em alguns locais de maneira presencial.

Em seguida será possível realizar os saques, em diversos terminais de atendimento Caixa, como Lotéricas, Banco 24h e agências Caixa. Para isto, é necessário ter em mãos o código de retirada dos valores gerado no app Caixa Tem.

Seguindo as regras do benefício, tem direito ao recebimento todos aqueles trabalhadores que têm contas ativas ou inativas no FGTS com saldo. A retirada obedece o valor limite de R$ 1.045, independente do número de contas.

A expectativa é de que 60,8 milhões realizem os saques dos valores em conta. Segundo a Caixa, devem ser liberados R$ 37,8 bilhões. A adesão ao beneficio não é obrigatória. Conferência de valores em saldo estão disponíveis para consulta no site do banco.

Calendário de depósito do FGTS no Caixa TEM

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!