Novo sistema de pagamentos do BC vai liberar saques em comércios varejistas

Banco Central anuncia novo sistema de pagamentos para varejistas. Nessa segunda-feira (21), o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, concedeu uma entrevista explicando como funcionará o programa PIXTrata-se de um novo serviço bancário que terá como finalidade permitir a realização de saques em lojas do comércio. De acordo com o gestor, a iniciativa promete incentivar o mercado e deverá ter bons resultados.  

Novo sistema de pagamentos do BC vai liberar saques em comércios varejistas (Imagem: Reprodução - Google)
Novo sistema de pagamentos do BC vai liberar saques em comércios varejistas (Imagem: Reprodução – Google)

A ideia geral do projeto é que a partir dele seja possível realizar pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e governos. O serviço deverá funcionar em tempo integral, estando disponível 24h por dia, todos os dias da semana. Diferente do que acontece hoje com os repasses feitos por TED ou DOC. 

Características do sistema de pagamentos PIX

Questionado sobre o tempo de lançamento, Roberto afirmou que a estimativa da sua equipe é que o projeto comece a rodar a partir de novembro. No entanto, deixou claro que os cidadãos e clientes interessados deverão saber todas as funcionalidades com antecedência.

Desse modo, a partir de agosto serão publicadas todas as regras e demais detalhes do produto.   

“Para inaugurar essa agenda evolutiva, anuncio hoje para vocês, em primeira mão, que o PIX permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista”, disse Campos Neto.  

Sobre o diferencial ofertado pela PIX, Roberto defendeu a praticidade e rapidez. De acordo com ele, não será mais necessário estar se deslocando diariamente até as instituições bancárias para organizar os pagamentos de seu negócio. Com a plataforma, esse serviço será feito de forma mais simples e ainda garantirá uma circulação econômica no mercado.  

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque”, acrescentou.  

Lucros e expectativas de mercado  

O gestor pontuou ainda que, segundo as estimativas do Banco Central, o lançamento do sistema de pagamentos deverá reduzir o custo lógico e operacional com a distribuição de numerário.

Isso significa um maior poder aquisitivo para o varejo, tendo em vista que os comerciantes terão novas possibilidades de investimento.  

“Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do PIX novas possibilidades”, declarou o presidente do Banco Central. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.