INSS prorroga por dois meses prazo para segurado cumprir ESTAS obrigações

Por conta da pandemia de coronavírus, o INSS prorrogou por mais 60 dias o prazo para que seus segurados cumpram determinadas exigências junto ao órgão. De acordo com o governo, essa é mais uma medida para ajudar a população durante a pandemia. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, dia 18.

INSS prorroga por dois meses prazo para segurado cumprir ESTAS obrigações
INSS prorroga por dois meses prazo para segurado cumprir ESTAS obrigações (Foto: Google)

A medida está publicada na Portaria 680 e beneficia diversos segurados, principalmente aqueles que precisa efetuar a prova de vida, pois nesses casos é preciso comparecer até uma agência.

Além disso, a prorrogação beneficia também aqueles que não conseguem autenticar a documentação exigida e levá-la ao instituto. Devemos ressaltar que todas as agências do INSS estão fechadas por conta da quarentena, e devem continuar assim pelo menos até o dia 13 de julho.

Ainda de acordo com o INSS, os segurados que estiverem com dados cadastrais inconsistentes ou até mesmo não informados, vão receber uma carta informando sobre o ocorrido. Nesses casos, será preciso que o beneficiário faça uma alteração e os documentos poderão ser enviados por meio do canal remoto Meu INSS (site www.meu.inss.gov.br ou aplicativo).

Lembrando que basta fazer o envio online, pois não há necessidade de apresentar os originais para validação das cópias. “Caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS”, informou em nota o Instituto.

Como ainda não há previsão do fim da quarentena, os prazos poderão ser prorrogados novamente.

Meu INSS

Como citamos, algumas solicitações podem ser realizadas através do Meu INSS e para isso, basta acessar o site ou utilizar o aplicativo.

Ao acessar, o usuário deve responder algumas perguntas para que possa gerar uma senha de utilização do sistema.

Lembre-se que essa senha inicial servirá apenas para um primeiro acesso, pois você deverá alterar para uma senha pessoal. A senha criada deve ter pelo menos nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo.

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS. Para fazer o download basta acessar as lojas Google Play Store ou Apple Store.