Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram

Motoristas devem ficar atentos aos valores pagos no seguro obrigatório. Nessa semana, a Seguradora Líder liberou um balanço afirmando que mais de 3 milhões de pessoas ainda não solicitaram a restituição do DPVAT 2020. A devolução que varia entre R$ 10,98 a R$ 72,28 ficará disponível até o dia 31 de dezembro, mas não é concedida para todos. 

Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram (Imagem: Reprodução - Google)
Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram (Imagem: Reprodução – Google)

Tem direito a receber a restituição do DPVAT apenas os proprietários de veículos que pagaram o seguro deste ano com as taxações de 2019. Devido a medida provisória que suspendia a existência do programa, houve uma atualização na tabela de taxas que acabou sendo cobrada em valores diferentes.  

Para um grupo, as tarifas ficaram mais caras mediante a atualização da própria Líder, solicitando reajustes para manter o funcionamento do seguro.

No entanto, a justiça federal suspendeu o pedido, fazendo com que o pagamento se mantivesse dentro da proposta inicial lançada.

Desse modo, durante o mês de janeiro, quem pagou mais caro pelo DPVAT, tem direito a devolução. Até o momento, foram solicitadas apenas 923 mil devoluções.  

Saiba como pedir a restituição do DPVAT 2020 

O processo de solicitação é simples e deve ser feito inteiramente pela página da Seguradora Líder. Os pagamentos são requeridos em formulário online, onde o motorista deverá informar a documentação do carro e enviar o comprovante da quitação feita.  

Segue a lista de documentações que precisam ser repassadas: 

  • CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;
  • Renavam do veículo;
  • E-mail e telefone de contato;
  • Data em que foi realizado o pagamento a maior;
  • Valor pago;
  • Banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo. 

Feito tais procedimentos, basta esperar a comprovação da Líder que deve ocorrer dentro de até 48h. No mesmo site, o cidadão pode acompanhar o andamento do processo, através do número do protocolo gerado quando deu entrada no pedido.  

Formas de pagamento 

O envio é feito através de um depósito bancário na conta corrente informada pelo usuário na hora do cadastro. Para mais informações ou dúvidas, a seguradora criou um um passo a passo detalhado de como fazer o pedido em sua página de vídeo. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.