Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram

Motoristas devem ficar atentos aos valores pagos no seguro obrigatório. Nessa semana, a Seguradora Líder liberou um balanço afirmando que mais de 3 milhões de pessoas ainda não solicitaram a restituição do DPVAT 2020. A devolução que varia entre R$ 10,98 a R$ 72,28 ficará disponível até o dia 31 de dezembro, mas não é concedida para todos. 

Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram (Imagem: Reprodução - Google)
Restituição do DPVAT 2020 ainda está disponível; 3 milhões NÃO solicitaram (Imagem: Reprodução – Google)

Tem direito a receber a restituição do DPVAT apenas os proprietários de veículos que pagaram o seguro deste ano com as taxações de 2019. Devido a medida provisória que suspendia a existência do programa, houve uma atualização na tabela de taxas que acabou sendo cobrada em valores diferentes.  

Para um grupo, as tarifas ficaram mais caras mediante a atualização da própria Líder, solicitando reajustes para manter o funcionamento do seguro.

No entanto, a justiça federal suspendeu o pedido, fazendo com que o pagamento se mantivesse dentro da proposta inicial lançada.

Desse modo, durante o mês de janeiro, quem pagou mais caro pelo DPVAT, tem direito a devolução. Até o momento, foram solicitadas apenas 923 mil devoluções.  

Saiba como pedir a restituição do DPVAT 2020 

O processo de solicitação é simples e deve ser feito inteiramente pela página da Seguradora Líder. Os pagamentos são requeridos em formulário online, onde o motorista deverá informar a documentação do carro e enviar o comprovante da quitação feita.  

Segue a lista de documentações que precisam ser repassadas: 

  • CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;
  • Renavam do veículo;
  • E-mail e telefone de contato;
  • Data em que foi realizado o pagamento a maior;
  • Valor pago;
  • Banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo. 

Feito tais procedimentos, basta esperar a comprovação da Líder que deve ocorrer dentro de até 48h. No mesmo site, o cidadão pode acompanhar o andamento do processo, através do número do protocolo gerado quando deu entrada no pedido.  

Formas de pagamento 

O envio é feito através de um depósito bancário na conta corrente informada pelo usuário na hora do cadastro. Para mais informações ou dúvidas, a seguradora criou um um passo a passo detalhado de como fazer o pedido em sua página de vídeo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.