Dólar volta a subir após revelação do governo americano

Moeda americana começa a se recuperar após período de desvalorização intensa. Nessa terça-feira (16), o dólar apresentou índices elevados, retomando o patamar de R$ 5,23. Na manhã de quarta-feira (17), o valor não era muito diferente, valendo R$5,24. Um dos principais motivos do avanço foi o pronunciamento do governo americano, afirmando que o país está finalmente saindo da pior crise econômica em tempos de coronavírus. De acordo com os gestores, a partir das próximas semanas haverá um processo de volta a normalização nos setores do mercado 

Dólar volta a subir após revelação do governo americano (Imagem: Reprodução - Google)
Dólar volta a subir após revelação do governo americano (Imagem: Reprodução – Google)

Até as últimas semanas, a avaliação para o cenário americano era caótica e de muitas incertezas. Sendo um dos países mais afetados pela pandemia, diversas cadeias produtivas foram paralisadas. Isso fez com que os investidores desviassem o fluxo de recursos para as bolsas internacionais.  

Inicialmente, segundo os economistas, apostar nos mercados de câmbio era visto como um risco, levando em consideração os próprios pronunciamentos de crise realizados pelo chair do FED (Banco Central dos Estados Unidos unidos), Jerome Powell. No entanto, com a retomada das atividades, a instituição deu início a um processo de reconciliação da segurança da moeda.  

Em entrevista, Powell afirmou que não considera positiva a proposta de juros negativos e que por isso ainda não há decisões concretas sobre o controle da curva de Treasuries. Além disso, reforçou que o banco central deve desacelerar as compras de títulos corporativos individuais de acordo com os avanços do mercado.  

Avaliação internacional do dólar

No cenário exterior, o dólar também segue instável. Em Pequim e na China, foram propostas restrições de viagens por causa da proliferação da pandemia, fazendo com que houvesse uma menor rotação da moeda. Já no Brasil, a crise política é a principal responsável pela instabilidade, tendo em vista que o cenário atual reflete sobre os investimentos internacionais.  

Opinião dos analistas 

Em meio a essa fase de oscilação e estudo ainda dos efeitos da pandemia nas taxas de câmbio, especialistas afirmam que cada vez mais é preciso tomar cuidado com o otimismo do mercado nas fases de retomada, sob a justificativa de que a pandemia segue em circulação por tempo indeterminado.  

“Ainda vejo desafios pela frente e uma recuperação muito heterogênea da economia, uma vez passados esses efeitos iniciais. O mercado tem sim motivos para celebrar, mas precisamos sempre medir o que já está no preço em cada momento do tempo”, disse Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.