Prefeitura de São Paulo libera volta do comércio a partir de hoje (10); saiba o que reabre

Comércio de São Paulo volta a funcionar. Nessa terça-feira (9), o prefeito Bruno Covas (PSDB) assinou um decreto no qual permite que 27 setores retomem suas atividades após o período de quarentena. De acordo com o documento, lojas de roupa, sapatos, imobiliárias, serviços de turismo, entre outros, poderão reabrir as portas. Os estabelecimentos estavam fechados desde o dia 23 de março, quando a gestão obrigou a implicação da quarentena.  

Prefeitura de São Paulo libera volta do comércio a partir de hoje (10); saiba o que reabre
Prefeitura de São Paulo libera volta do comércio a partir de hoje (10); saiba o que reabre (Imagem: Reprodução/Google)

No entanto, é preciso ficar atento, pois há uma série de medidas que precisão ser adotadas nessa fase de retomada. Os funcionários precisarão estar devidamente equipados com máscaras e luvas. Além disso, as empresas deverão ofertar álcool em gel e respeitar o limite de 1 cliente por atendente.  

No que diz respeito aos horários, a maioria dos lojistas terão autorização para funcionar entre as 11h e às 15h. Já as imobiliárias deverão abrir por apenas 4h diárias e esse serviço não poderá ser ofertado no horário de pico.

Todos os estabelecimentos precisarão cumprir o limite máximo de 20% de pessoas de acordo com o espaço, e ficarão sujeitos a multas em caso de violação das regras.  

“A expectativa é que amanhã a gente consiga assinar com o setor de shopping centers para que eles possam voltar a funcionar a partir desta quinta-feira, 11. Com isso, seriam cinco setores que poderiam voltar a funcionar na cidade, a partir do momento em que nós fomos classificados na fase 2 do Plano São Paulo”, disse o prefeito em vídeo enviado à imprensa. 

Apelo à população de São Paulo

Apesar de permitir que o comércio fosse reaberto, Bruno reforçou a importância da colaboração da população. Em entrevista, o prefeito solicitou para que todos permaneçam em suas casas e mantenham-se respeitando a quarentena.

Saídas devem ser realizadas apenas para atividades sociais, como necessidade de ir trabalhar, idas a centros de saúde e comprar mantimentos em farmácias e supermercados.  

“A cidade está em quarentena. Nós conseguimos controlar a disseminação do vírus. Ele ainda é uma realidade a ser enfrentada. Então quero pedir à população que evite deslocamentos desnecessários, que evite aglomeração, que continue a usar máscara e álcool em gel”, disse. 

Atualmente, a capital de São Paulo conta com mais de 84.862 casos confirmados 5.118 mortes por covid-19 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.