O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que oferece bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.
A ação é realizada em parceria com o Governo Federal para ampliar as possibilidades de inserção, reinserção ou permanência no mercado de trabalho para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
O programa oferece centenas de opções de cursos profissionalizantes, livres e técnicos, em diferentes segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.
Assim, os alunos têm oportunidade de desenvolver competências e ampliar os conhecimentos em demanda comercial, podendo até montar o próprio negócio.
Como conseguir uma bolsa do SENAC PSG?
Para participar do PSG, os interessados precisam atender aos critérios do programa: possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e não ter abandonado um curso na instituição.
Para se inscrever, é necessário acessar o site do SENAC do seu estado encontrar a unidade mais próxima que ofereça uma oportunidade de curso gratuito.
Depois de identificar a unidade e escolher o curso, é preciso preencher a Ficha de Inscrição, disponível no site ou na Central de Informações e Matrícula mais próxima, dentro do prazo.
O resultado do processo seletivo é divulgado pela internet. Em caso de aprovação, o SENAC entra em contato com todas as informações para preencher a vaga.
Cursos livres e gratuitos ofertados pela instituição
- Acessibilidade em serviços e equipamentos turísticos
- Assistência na atenção integral ao usuário com Diabetes Mellitus
- Biossegurança em esterilização
- Como construir um plano de marketing para o seu negócio
- Cálculos aplicados a administração de medicamentos na Enfermagem
- Garçom
- Governança em meios de hospedagem
- Libras Básico
- Marketing Social
- Mediação, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo (segundo Feuerstein)
- Recepcionista em meios de hospedagem
- Vendedor
Geralmente, as inscrições para cursos gratuitos do programa são abertas de duas a três vezes ao ano. O cronograma pode ser acessado na guia “Sobre o Curso” de cada programação.
As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos estados e cada unidade pode oferecer um curso diferente. As unidades do SENAC também suspenderam as aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, mas os cursos continuam com demandas on-line.