SENAC PSG: como funciona o programa e quem tem direito a bolsas de estudo?

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que oferece bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.

SENAC PSG: como funciona o programa e quem tem direito a bolsas de estudo?
SENAC PSG: como funciona o programa e quem tem direito a bolsas de estudo? (Imagem: Divulgação SENAC)

A ação é realizada em parceria com o Governo Federal para ampliar as possibilidades de inserção, reinserção ou permanência no mercado de trabalho para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O programa oferece centenas de opções de cursos profissionalizantes, livres e técnicos, em diferentes segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.

Assim, os alunos têm oportunidade de desenvolver competências e ampliar os conhecimentos em demanda comercial, podendo até montar o próprio negócio.

Como conseguir uma bolsa do SENAC PSG?

Para participar do PSG, os interessados precisam atender aos critérios do programa: possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e não ter abandonado um curso na instituição.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do SENAC do seu estado encontrar a unidade mais próxima que ofereça uma oportunidade de curso gratuito.

Depois de identificar a unidade e escolher o curso, é preciso preencher a Ficha de Inscrição, disponível no site ou na Central de Informações e Matrícula mais próxima, dentro do prazo.

O resultado do processo seletivo é divulgado pela internet. Em caso de aprovação, o SENAC entra em contato com todas as informações para preencher a vaga.

Cursos livres e gratuitos ofertados pela instituição

  • Acessibilidade em serviços e equipamentos turísticos
  • Assistência na atenção integral ao usuário com Diabetes Mellitus
  • Biossegurança em esterilização
  • Como construir um plano de marketing para o seu negócio
  • Cálculos aplicados a administração de medicamentos na Enfermagem
  • Garçom
  • Governança em meios de hospedagem
  • Libras Básico
  • Marketing Social
  • Mediação, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo (segundo Feuerstein)
  • Recepcionista em meios de hospedagem
  • Vendedor

Geralmente, as inscrições para cursos gratuitos do programa são abertas de duas a três vezes ao ano. O cronograma pode ser acessado na guia “Sobre o Curso” de cada programação.

As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos estados e cada unidade pode oferecer um curso diferente. As unidades do SENAC também suspenderam as aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, mas os cursos continuam com demandas on-line.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SENAC PSG: como funciona o programa e quem tem direito a bolsas de estudo?

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA