Pandemia reformula serviços do governo federal. Com a chegada do novo coronavírus em todo o território nacional, o poder público precisou readaptar o funcionamento de diversas atividades. Para conter o número de infectados pela doença, órgãos como o INSS, Detran, Anvisa, entre outros, tiveram que fechar as portas de suas unidades físicas e migrar para as páginas da internet. Desse modo, de acordo com dados da Agência Brasil, atualmente mais de 156 atividades da administração pública passaram a ser digitais.
Segundo o balanço realizado na última semana, as primeiras migrações começaram ainda no mês de março, quando foram detectados os primeiros casos de covid-19.
Nesse mês, 58 serviços passaram a funcionar apelas pela internet, entre eles o INSS. Na sequência, em abril, 45 novas atividades aderiram a proposta, como o Detran que vem realizando aulas online. Por fim, em maio, mais 53 setores tornaram-se digitais, fazendo com que os cidadãos permaneçam em casa.
De modo geral, a Agência Brasil afirmou que atualmente o país conta com 729 serviços públicos digitalizados. Esse processo foi iniciado desde janeiro de 2019 e se intensificou com o novo coronavírus.
Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, instituição responsável pela coordenação desse processo, a digitalização resultará em uma redução de R$ 2,2 bilhões por ano, tendo em vista que o número de servidores públicos será reduzido graças a substituição dos aparelhos eletrônicos.
Mesmo ciente da diminuição de contratos dentro do poder público, o governo afirma ainda que, segundo a Estratégia de Governo Digital, em um documento publicado em abril, há um objetivo de que 100% dos serviços passem a ser digitais pelo menos até o fim de 2022.
Desse modo, a gestão pública espera economizar aproximadamente R$ 38 bilhões ao longo dos próximos cinco anos, de 2020 a 2025.
Além da redução de pagamento dos funcionários, a secretaria da economia afirma também que haverá eliminação do papel, facilitação da burocracia, redução de erros e de fraudes e da menor necessidade de locação de estruturas, de manutenção de logística e de contratação de pessoal para atendimento presencial.