publicidade

Após período paralisado por causa da pandemia, unidades do Detran RJ voltam a funcionar nesta segunda-feira (8). Os serviços serão retomados gradativamente e contarão com uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação por coronavírus. De acordo com o órgão, a decisão de reabrir os pontos físicos tem como finalidade adiantar as atividades que estavam travadas mediante a necessidade do isolamento social.  

Atenção! Detran RJ volta às atividades gradativamente a partir de hoje (8) (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Detran RJ volta às atividades gradativamente a partir de hoje (8) (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Para poder reabrir, o Detran RJ precisou passar por uma série de higienização e adaptação nos centros de atendimento. Os espaços foram todos desinfectados e também criaram barreiras de acrílico entre uma baia e outra para poder evitar a contaminação por gotículas.

Além disso, os funcionários passaram por treinamentos e terão acesso gratuito e máscaras, luvas e álcool em gel.  

Esse processo de retomada vem sendo realizado em parceria com a prefeitura de Niterói e Corpo de Bombeiros, além de contar com a presença de agentes da vigilância sanitária e com representantes do serviço de proteção em Capo Frio e Região dos Lagos.  

De acordo com a administração do Detran RJ, nesse momento a principal preocupação é que as unidades sejam reabertas oferecendo segurança tanto para a população, quanto para os servidores.  

“Vamos reabrir as unidades e atender as demandas da população de forma gradual e responsável. Por isso, estamos reforçando ainda mais os cuidados para preservar nossos funcionários, colaboradores e a própria população”, explicou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia. 

Cada centro contará também com frascos de álcool em gel, em todos os ambientes compartilhados, de modo que ao entrar e sair das salas e corredores os cidadãos consigam se higienizar. Além disso, haverá uma limitação de pessoas diária, respeitando o distanciamento físico entre as mesmas.  

Serviços ofertados inicialmente no Detran RJ

A primeira tarefa que passou a ser realizada já hoje é a entrega das carteiras de identidade que foram solicitadas antes da pandemia. O serviço tinha sido paralisado, tendo em vista que não era considerado de urgência, e por isso deverá ser retomado nos 28 postos do estado.  

Além disso, quem solicitou a primeira e a segunda via do RG também terão acesso aos documentos. Eles serão entregues em três unidades, estas localizadas no Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti.  

Por fim, serão concedidos também o licenciamento anual. Nesse caso, o número de atendimento será reduzido para cumprir as medidas de segurança sanitária. Ao todo, serão atendidas 100 pessoas por dia, na sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas, 817. 

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.