Governo federal incluí 150 serviços públicos para solicitação online

Pandemia reformula serviços do governo federal. Com a chegada do novo coronavírus em todo o território nacional, o poder público precisou readaptar o funcionamento de diversas atividades. Para conter o número de infectados pela doença, órgãos como o INSS, Detran, Anvisa, entre outros, tiveram que fechar as portas de suas unidades físicas e migrar para as páginas da internet. Desse modo, de acordo com dados da Agência Brasil, atualmente mais de 156 atividades da administração pública passaram a ser digitais.  

Governo federal inclui 150 serviços públicos para solicitação online (Imagem: Reprodução - Google)
Governo federal inclui 150 serviços públicos para solicitação online (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o balanço realizado na última semana, as primeiras migrações começaram ainda no mês de março, quando foram detectados os primeiros casos de covid-19.

Nesse mês, 58 serviços passaram a funcionar apelas pela internet, entre eles o INSS. Na sequência, em abril, 45 novas atividades aderiram a proposta, como o Detran que vem realizando aulas online. Por fim, em maio, mais 53 setores tornaram-se digitais, fazendo com que os cidadãos permaneçam em casa.  

De modo geral, a Agência Brasil afirmou que atualmente o país conta com 729 serviços públicos digitalizados. Esse processo foi iniciado desde janeiro de 2019 e se intensificou com o novo coronavírus 

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, instituição responsável pela coordenação desse processo, a digitalização resultará em uma redução de R$ 2,2 bilhões por ano, tendo em vista que o número de servidores públicos será reduzido graças a substituição dos aparelhos eletrônicos.   

Mesmo ciente da diminuição de contratos dentro do poder público, o governo afirma ainda que, segundo a Estratégia de Governo Digital, em um documento publicado em abril, há um objetivo de que 100% dos serviços passem a ser digitais pelo menos até o fim de 2022.  

Desse modo, a gestão pública espera economizar aproximadamente R$ 38 bilhões ao longo dos próximos cinco anos, de 2020 a 2025. 

Além da redução de pagamento dos funcionários, a secretaria da economia afirma também que haverá eliminação do papel, facilitação da burocracia, redução de erros e de fraudes e da menor necessidade de locação de estruturas, de manutenção de logística e de contratação de pessoal para atendimento presencial. 

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.