Veja como consultar a restituição do IRPF 2020 online

No dia 29 de maio, começou a ser pago o primeiro lote da restituição do IRPF 2020. Essa primeira etapa dá prioridade a idosos, e contribuintes que tenham alguma deficiência ou estejam acometidos de doenças graves.

Veja como consultar a restituição do IRPF 2020 online
Veja como consultar a restituição do IRPF 2020 online (Foto Google)

Muitos ainda têm dúvidas sobre como consultar a sua restituição. Veja abaixo o passo a passo.

Basicamente existem três maneiras de efetuar a consulta, por telefone, por aplicativo ou através do site.

Para a consulta via telefone, basta o contribuinte ligar para o ‘Receitafone’ através do número 146. É importante ter em mãos os documentos de identificação, como o CPF, para facilitar o atendimento.

Aplicativo

O procedimento via celular também é simples e rápido, mas para isso é preciso utiliza o aplicativo oficial da Receita Federal.

  1. O primeiro passo é efetuar o download gratuito da Receita e para isso acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo Pessoa Física;
  2. Em seguida, abra o aplicativo normalmente e conceda a permissão solicitada para que ele tenha acesso a seus arquivos;
  3. Escolha a opção “Consulta Restituição”, informe o número de seu CPF e selecione o ano de 2020. Então, toque no ícone da “lupa”;

4.Após os processos acima, o resultado surgirá na tela, informando se você está ou não no lote consultado.

Site

Assim como nas opções anteriores, consultar a restituição do IRPF 2020 pelo site é uma tarefa simples e fácil.

  1. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal através deste endereço: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp

2. Com a página já carregada, preencha os dados solicitados que se referem ao seu CPF, data de nascimento, código captcha e o ano do imposto de renda. Depois, clique na opção “consultar”;

3. Na página seguinte, surgirá a informação se você já está apto ou não para receber a restituição do imposto de renda 2020.

Lembrando que neste ano, o número de parcelas da restituição foi diminuída. A medida libera cinco lotes de pagamento, contra os setes que foram pagos nos outros anos.

Normalmente, o primeiro lote sairia apenas no mês de junho. Além disso, a entrega da declaração deste ano foi adiada de 30 de abril para 30 de junho, como prazo final.

 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.