FGTS aniversário: saiba porque vale a pena esperar até dia 10 para receber

Os trabalhadores nascidos em maio ou junho e que aderiram ao saque-aniversário poderão sacar seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), podem sacar o benefício desde o dia 1 de junho. Quando o trabalhador vai fazer a adesão, existe a opção de efetuar o saque no 1º dia do mês ou no 10º. Muitos ainda não sabem, mas existe uma grande vantagem em esperar até o dia 10 para ter acesso ao valor.

FGTS aniversário: Saiba porque vale a pena esperar até dia 10 para receber
FGTS aniversário: Saiba porque vale a pena esperar até dia 10 para receber (Foto: Reprodução Google)

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a diferença é que ao optar pelo 10° dia, a base de cálculo do valor a receber será acrescida de juros e atualização monetária do mês de saque.

Para aderir ao saque aniversário, basta fazer o download do aplicativo FGTS e solicitar de forma online. O app está disponível de forma gratuita na Google Play Store e na iOS Store. Além disso, é possível fazer o pedido através do site da Caixa.

Trata-se de uma mudança opcional e para receber ainda em 2020 é necessário optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês em que você nasceu (menos para os nascidos em novembro e dezembro, que recebem no início de 2021).

Aqueles que perderem o prazo, podem efetuar a solicitação, porém só irão receber a partir de 2021. Para os que já solicitaram, existe um calendário em andamento para o devido saque. Veja:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem de abril a junho de 2020
  • Nascidos em março e abril: recebem de maio a julho de 2020
  • Nascidos em maio e junho: recebem de junho a agosto de 2020
  • Nascidos em julho: recebem de julho a setembro de 2020
  • Nascidos em agosto: recebem de agosto a outubro de 2020
  • Nascidos em setembro: recebem de setembro a novembro de 2020
  • Nascidos em outubro: recebem de outubro a dezembro de 2020
  • Nascidos em novembro: recebem de novembro de 2020 a janeiro de 2021
  • Nascidos em dezembro: recebem de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

De acordo com o que foi divulgado pela Caixa, o trabalhador poderá sacar uma parcela que varia de 5% a 50%, dependendo do saldo tido em conta no momento do saque.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.