Saque aniversário do FGTS vai liberar empréstimo consignado em breve

Uma das novidades liberadas pelo governo federal no ano passado era a possibilidade da realização de saques do FGTS anualmente, através do saque aniversário. Com a implementação, acabaram surgindo outros pontos.

Saque aniversário do FGTS vai liberar empréstimo consignado em breve (Reprodução/Internet)
Saque aniversário do FGTS vai liberar empréstimo consignado em breve (Reprodução/Internet)

Entre uma das propostas está a liberação de empréstimos consignados utilizando como pagamento o saldo que estará sendo depositado na conta do FGTS equivalente ao saque aniversário.

A modalidade estará disponível para contratação a partir do dia 26 de junho, quando os trabalhadores poderão utilizar este método de pagamento ou garantia de empréstimos com instituições financeiras.

Na última quarta-feira (27), foi atualizado pelo Ministério da Economia o texto que autorizava a utilização do saque como garantia. Vale lembrar que este procedimento é realizado por instituições financeiras para proteções de possíveis calotes.

Já no caso de o cliente não realizar o pagamento, ou seja, estar inadimplente, os bancos executam as garantias, diminuindo o risco das operações para o sistema financeiro. Com a sua utilização, bancos comemoram.

De acordo com o texto, todo o benefício do saque-aniversário poderá ser utilizado como garantia aos pagamentos dos empréstimos. Já em relação às taxas de juros, segundo a portaria, será usado o teto do consignado no serviço público.

Para obter acesso a quanto o trabalhador tem em conta para depósito do saque aniversário é necessário entrar via App FGTS ou no site do fundo. A autorização apresentada pelo trabalhador para consulta de saldo e solicitação de bloqueio terá vigência de acordo com sua opção de contratação.

O saque-aniversário FGTS permite a retirada de um percentual do saldo de contas ativas e inativas, acumulado do fundo anualmente em períodos correspondentes ao aniversário do contribuinte.

Os interessados poderão sacar da sua conta do FGTS um valor definido pela Caixa Econômica Federal. A data de recebimento poderá ser no 1° dia ou no 10° dia do mês de seu aniversário, a depender da escolha do contribuinte.

Vale destacar que é opcional a sua adesão e o beneficiário poderá voltar atrás caso se arrependa. Para aderir ao saque aniversário, o interessado deve ir à uma das agências Caixa ou realizar o procedimento pela internet. Através do aplicativo do FGTS ou pelo site.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.