Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM

Caixa fecha parceria com a Elo para facilitar as compras digitais por meio do Caixa Tem. Os beneficiários do auxílio emergencial, que estão recebendo os valores por meio das contas online, passarão a contar com novas formas de pagamento. A partir de agora, será possível realizar compras em qualquer maquininha da Elo, por meio de uma leitura de QR Code disponível no próprio aplicativo.  

Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM (Imagem: Reprodução - Google)
Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM (Imagem: Reprodução – Google)

Além de fechar essa parceria com a bandeira Elo, a Caixa informou também que estará realizando a mesma ação com outras provadoras. Até o momento, o nome das demais marcas financeiras não foram informadas, mas segundo a instituição terão como finalidade ampliar a oportunidade de compras para os usuários. 

Sobre o serviço, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, informou que a Caixa está vigiando todas as transições e que não colocará em risco os recursos dos segurados. 

De acordo com ele, a ampliação para novos provedores financeiros, tem como finalidade evitar aglomerações nas agências bancárias, tendo em visto os riscos de contaminação do novo coronavírus 

Com as compras no débito em mais fácil acesso, o BC espera reduzir os serviços nas unidades bancárias.  

“Lembrando de sopesar os interesses públicos aqui, estamos extremamente vigilantes. O mais rapidamente esse arranjo de pagamento dará acesso, o mais simétrico possível, a todos os credenciadores de estabelecimentos comerciais”, afirmou.  

Como fazer compras pelo Caixa TEM

Para poder utilizar o Caixa Tem na hora das compras, os usuários precisam apresentar o código QR. Trata-se de uma leitura mais avançada do código de barras, onde os vendedores conseguem fazer as leituras por meio das câmeras dos próprios celulares.  

Desse modo, basta abrir o Caixa Tem e ir até a opção ‘cartão virtual’. Nela, será preciso escolher a função ‘pagar na maquininha’ e automaticamente a câmera do celular será aberta para fazer a leitura.

É só apontar o aparelho para o código QR que aparecerá na maquininha do vendedor, checar o valor final que lhe está sendo cobrado e conformar o registro na tela do celular.  

Por fim, a maquininha irá imprimir um recibo comprovando a compra. Uma cópia fica com o vendedor e outra com o cliente. Além disso, também é possível acessar a validação online, pelo próprio app do Caixa Tem.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.