Cinco grandes bancos ocupam 80% da concessão de crédito no país

Em meio a pandemia do novo coronavírus no país, ações estão sendo desenvolvidas para dar suporte e apoio em diferentes setores. Nesta semana, os cinco maiores bancos do país já somam número surpreendente nas operações de crédito. De acordo com Relatório de Estabilidade Bancária (REB), realizado pelo Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (4) o Banco do Brasil, Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander concentram o equivalente a 80,7% das operações no país.

Quatro grandes bancos ocupam 80% da concessão de crédito no país
Cinco grandes bancos ocupam 80% da concessão de crédito no país (Reprodução/Internet)

Estes números estão sendo divulgados em um momento importante para o país. Dados são referentes ao mês de dezembro de 2019. Com a pandemia, o número de concessões ainda se torna difícil de estudar e compreender.

Isto porque muitas empresas ainda estão receosas sobre a operação e os setores ainda que incertos estão com pensamentos negativos. Governo tem estudado e implementado junto aos bancos condições especiais de juros baixos.

Apesar de alto, ainda representa uma queda quando comparado ao ano anterior, que o índice representou 82,2%. Estas instituições somam 79,2% de ativos totais e também 82,3% de depósitos no ano passado.

O fluxo de queda já está sendo observado ano a ano, quando o início foi detalhado em 2017. Com isto, é detalhado que a competição bancária e redução nos custos de crédito tornam o cenário ainda mais competitivo.

Em todo 2019, houve uma queda também no custo médio da captação de clientes, especialmente os de pessoa jurídica. Além disto, foi observada redução de preços e também novas operações de crédito.

Índices de concentração econômica apresentaram queda no último ano, seguindo comparação feita baseado do IHHN, em que detalha 2019 com 0,1308 e 2018 com 0,1334.

Para entender estes números é preciso destacar o que o BC configura como baixa concentração financeira ou alta. Segundo eles, 0,100 é dito como baixa.

Já quando chega até 0,1800, como os dados no Brasil, são consideradas média concentração. Acima deste número e até 1 é considerada uma elevada concentração financeira.

Porém, lucros das empresas financeiras continua alto. Em 2019, bateu mais um recorde de acordo com as informações do próprio Banco Central.

Pontuando os bancos de grande e médio porte, rentabilidade alcançou índices altos, com 18,8%. Já o sistema nacional bancário teve 16,5% em dezembro, quando em 2018 no mesmo mês marcada 14,8%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA