MP 936 que altera salários e contratos é prorrogada com mudanças; veja!

MP 936 que modifica o valor dos salários é alterada e prorrogada. Na última semana, o Congresso Nacional adiou, por mais 60 dias, a medida provisória 936 na qual determina as regras de pagamento e contratações dos trabalhadores durante a crise do novo coronavírus. O texto, inicialmente, tinha um prazo de validade de dois meses, mas foi estendido mediante os efeitos da pandemia. Além de permanecer válido por 120 dias, ainda passou por modificações em suas propostas. 

MP 936 que altera salários e contratos é prorrogada com mudanças; veja! (Imagem: Reprodução - Google)
MP 936 que altera salários e contratos é prorrogada com mudanças; veja! (Imagem: Reprodução – Google)

Com a prorrogação imposta pelo Congresso, o projeto foi encaminhado para a Câmara dos Deputados e sofreu uma série de alterações. As novas regras ainda não estão válidas e só poderão ser aplicadas após a aprovação do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, se aceitas, elas impactaram no bolso dos servidores. Entenda o que mudou.  

Modificações aprovadas na Câmara para a MP 936

Prorrogação da redução de salário ou suspensão do contrato 

De acordo com o texto original, a MP determinava que a suspensão dos contratos só poderia ser realizada dentro de um prazo de 60 dias. Já no que diz respeito à redução salarial, o prazo foi de até 90 dias.

Porém, sob a justificativa da permanência da crise econômica, a Câmara deu permissão para que as datas sejam estendidas por meio do Poder Executivo (um decreto do presidente Bolsonaro), até o fim do estado de calamidade pública, em dezembro deste ano. 

Renegociação de empréstimos consignados  

No caso dos empregados que tiveram cortes de recebimento ou foram desligados das empresas por questões econômicas ou contaminação por covid-19, seus empréstimos poderão ser renegociados. Serviços bancários como financiamentos, taxas de cartões de crédito, entre outros, ganharão um prazo de carência de 90 dias após a redução das prestações feitas em comum acordo com o banco no qual estiver vinculado.  

Custos com alimentação deixam de ser salário  

Os pagamentos referentes à alimentação não ficarão mais inclusos no cálculo do salário. Desse modo, as empresas não poderão mais descontar os valores no Imposto de Renda do trabalhador, tendo em vista que não estarão mais sofrendo essa taxação por parte do governo. 

Prorrogação da desoneração da folha  

O programa que reduz os impostos e contribuições para 17 setores da economia foi prorrogado. Desse modo, o benefício que teria fim em 2020, se manterá até dezembro de 2021 e reduzirá as cobranças tributárias nas folhas de pagamento dos empresários. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.