Belo Horizonte cria site informativo com regras para frequentar os comércios

Faz uma semana que Belo Horizonte começou a reabrir o comércio após o período de isolamento social, e como forma de orientação para as pessoas e os comerciantes, um site foi colocado no ar com todas as informações sobre as atividades que já podem funcionar na cidade. As regras de reabertura, os horários de funcionamento e os cuidados a serem tomados também estão na página.

Belo Horizonte cria site informativo com regras para frequentar os comércios
Belo Horizonte cria site informativo com regras para frequentar os comércios (Foto: MARCUS DESIMONI / NITRO)

Através do site os cidadãos também encontram os boletins semanais de monitoramento do coronavírus, que são o norte para a progressão ou regressão do processo de flexibilização que vai acontecer em quatro fases.

A primeira fase já autorizou a abertura de salões de beleza, lojas de brinquedos, comércio varejista de cama, mesa e banho e shoppings populares. Uma média de 10 mil empresas foram reabertas e 32 mil trabalhadores voltaram a ativa.

O inicio da segunda fase da flexibilização que estava prevista para começar esta semana foi vetada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). Ele considerou que a situação na grande BH e no estado ainda é grave.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, alegou também que não foram contabilizadas mudanças no índice de isolamento em função da primeira fase que justifique a passagem para a segunda fase.

Foi contabilizado nos quatro primeiros dias úteis da semana passada, que a taxa de isolamento ficou entre 48% e 49%, ou seja, somente um ponto inferior ao registrado na semana anterior.

“Há ainda uma desproporção da quantidade de pessoas que se mantém em isolamento e a quantidade que voltou ao trabalho. Os dados mostram que as pessoas colaboraram e, em sua maioria, se mantiveram em casa. Isso provavelmente foi o que fez com que os índices mudassem tão pouco, mas a despeito do isolamento na capital estar praticamente inalterado, a expansão apresentada no interior do estado nos preocupa bastante”, explicou André Reis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.