Flexibilização da quarentena começa em SP; saiba o que reabre

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas medias foram tomadas por estados e municípios para tentar barrar a contaminação e propagação do vírus em seus moradores. Em São Paulo, a partir deste mês já inicia o processo de flexibilização da quarentena.

Flexibilização da quarentena começa em SP; saiba o que reabre (Reprodução/Internet)
Flexibilização da quarentena começa em SP; saiba o que reabre (Reprodução/Internet)

De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial da capital, a partir desta segunda (1º) já começam a valer novas regras. Mas o atendimento ao público em todos os estabelecimentos da cidade está suspenso.

Porém, em contrapartida, já começam a ser estudadas as medidas de liberação de algumas áreas econômicas para funcionamento. A Prefeitura está recebendo protocolos dos setores que serão autorizados a retomar os serviços ainda neste mês.

Segundo a gestão municipal, só será realizada de fato a liberação para volta da atividade quando forem analisados os materiais enviados por responsáveis técnicos da área de saúde e epidemiologia da cidade.

Mesmo com a expectativa, datas ainda não foram divulgadas sobre quando a operação começa a ser realizada. Porém alguns setores já começam a ter a flexibilização da quarentena restabelecida a partir desta segunda.

Estarão permitidas as consultas presenciais de especialidades adulto e pediátrica, além das realização de exames e procedimentos ambulatoriais. Já as cirurgias eletivas em centro cirúrgico permanecem suspensas.

O que reabre precisa seguir recomendações, como 40 minutos de intervalo entre exames, as consultas devem ser realizadas com pacientes a cada uma hora. Existe ainda pontos sobre as especialidades que tiveram atendimento liberado.

Já no legislativo, Câmara Municipal de São Paulo retoma gradativamente as atividades presenciais de servidores, mas acesso ao público continuará fechado. Atividades devem acontecer com quantidade mínima de servidores.

Assembleia Legislativa de São Paulo também anunciou a retomada das atividades a partir de segunda-feira, mas apenas em ambiente virtual.

Já o governador do Estado, João Doria, detalhou que já está sendo observada a liberação de alguns setores, como shoppings, comércio, escritórios, atividades imobiliárias e concessionárias. Mesmo com a implementação da medida a nível estadual, caberá aos prefeitos acatarem a decisão.

Vale lembrar que São Paulo, a capital, já começa a entrar em uma fase de controle que detalha a possibilidade de reabertura, diferente de outras cidades da Região Metropolitana que estão em etapa mais restritiva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!