Saque aniversário FGTS: como aderir à nova modalidade?

O saque-aniversário FGTS é a nova modalidade de pagamento do fundo de garantia, e os trabalhadores que preferirem podem optar por ela. Diferente do saque-imediato, o aniversário consiste na liberação anual de um percentual do fundo de garantia no mês de seu nascimento. O valor a ser recebido é variável. Saiba aqui como aderir.

Saque aniversário FGTS: como aderir à nova modalidade?
Saque aniversário FGTS: como aderir à nova modalidade? (Imagem: Reprodução/FDR)

Como aderir ao saque-aniversário FGTS

O prazo para aderir a esta modalidade termina no último dia do mês de aniversário do trabalhador. Para nascidos entre janeiro e abril, meses que já foram finalizados, os que não optaram pela medida somente conseguirão o benefício em 2021. Portanto se você nasceu em maio e pretende aderir ao saque-aniversário precisa se apressar.

Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário não poderão sacar o total da conta por motivo de demissão, mas têm direito a todas as demais modalidades de saque, que incluem a multa rescisória, por exemplo.

Já os demais saques ficam mantidos, como para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que já estão previstos anteriormente na lei.

Valor de saque

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, e isso varia de acordo com o quanto já possuem na conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

As alíquotas aplicadas sobre o fundo foram definidas nesta tabela:

Pelo site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS é possível simular o valor que receberia e aderir ao saque-aniversário. A consulta é possível após criar um login e uma senha. Confira o calendário completo:

Calendário saque aniversário FGTS

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Aplicativo

O aplicativo FGTS é uma grande ajuda para quem precisa resolver assuntos relacionados a ele. Se o trabalhador quiser ele pode solicitar o saque do FGTS pelo APP, indicando uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custo algum.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.