Ontem (28), Bruno Covas prefeito de São Paulo, informou em uma coletiva de imprensa que a reabertura gradual de parte da economia na capital só acontecerá mediante o envio de protocolo e aprovação da vigilância sanitária da gestão municipal. As atividades e serviços foram interrompidos no final de março em decorrência da pandemia, e com o início da quarentena em SP.
O prefeito diz que os setores que precisam requerer a reabertura, devem apresentar para a prefeitura de São Paulo, os protocolos de saúde, de higiene, de testagem, regras de autorregulação, regras de fiscalização, políticas de comunicação destas regras e proteção aos consumidores e empregados. Ele diz que os setores precisam discutir com a prefeitura a forma como a reabertura vai acontecer.
Na apresentação do plano de reabertura da economia anunciado na última quarta (27), a capital paulista foi inserida na categoria laranja (controle), que significa a possibilidade de abertura de algumas atividades. A partir de segunda-feira (1), é autorizada a reabertura com as devidas restrições:
- atividades imobiliárias
- escritórios
- concessionárias
- comércio
- shopping center
Para ser autorizado a voltar a funcionar e dar fim a quarentena em SP, os estabelecimentos que se enquadram na categoria laranja devem apresentar:
- protocolos de saúde, higiene e testagem
- regras de autorregulação para fiscalização dos protocolos
- e política de comunicação para proteção de consumidores e funcionários.
Para inscrever o seu comércio, o proprietário deve acessar o site: www.prefeitura.sp.gov.br. Após analisar todos os documentos enviados que comprovem o preenchimento dos requisitos, a prefeitura vai retornar para o comerciante informando se o local será reaberto.
Mesmo com o plano de reabertura, o prefeito ressalta que a cidade continua em quarentena.
“Eu quero destacar, mais um a vez, que a cidade de São Paulo continua em quarentena. Nós avançamos para a fase dois, conforme apresentação feita pelo governo do estado. Mas a cidade continua com a preocupação de evitar aglomeração, em proporcionar o distanciamento social, com a utilização de máscaras e outras ações de higiene pessoal”, disse Covas
Plano de flexibilização da quarentena em SP
As regiões do estado de São Paulo vão ser classificadas desta forma:
- alerta máximo (vermelho)
- controle (laranja)
- flexibilização (amarelo)
- abertura parcial (verde)
- normal controlado (azul)
O prazo para que as regiões possam mudar de categoria é de 14 dias. Reavaliações em menor tempo somente acontecem caso as informações relevante que possam levar a uma revisão.
Classificação das fases
- Fase vermelha : alerta máximo, liberado apenas serviços essências
- Fase laranja: controle, inicio de flexibilização
- Fase amarela: abertura controlada de mais setores da economia
- Fase verde: abertura de mais setores ainda com restrições
- Fase azul : normal controlado, tudo funcionando mas com medidas de higiene e distanciamento